terça-feira, 17 de julho de 2012


Novos editais para projetos hidroambientais na Bacia do Rio São Francisco


03/07/2012

http://www.cbhsf4.org.br/index.php/noticias/todas-as-noticias/39-novidades/149-novos-editais-para-projetos-hidroambientais-na-bacia-do-rio-sao-francisco-

Mais projetos hidroambientais financiados com recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão em fase de licitação ou terão editais divulgados nas próximas semanas. Ao todo são 22 projetos previstos para todas as regiões da Bacia, totalizando R$ 20 milhões de reais em investimentos. Os projetos foram identificados e aprovados pelo Comitê do São Francisco no final de 2011 e estão sendo contratados pela AGB Peixe Vivo, que também está realizando a coordenação técnica de sua execução.

Cinco projetos na região do Alto e do Médio Rio São Francisco já passaram por processo de licitação e já estão em fase de contratação. São os projetos previstos para as cidades de Pirapora, Buritizeiro e Guaraciama, em Minas Gerais, e nas cidades de Cocos e Morro do Chapéu, na Bahia.

Confira planilha com a lista de projetos aprovados pelo CBH Rio São Francisco e que serão contratados nos próximos meses.

Edital aberto para o Rio São Francisco


No dia 26 de junho, a AGB Peixe Vivo publicou mais um edital para selecionar a empresa que irá executar o próximo projeto hidroambiental financiado com recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio São Francisco. Trata-se do projeto para execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na sub-bacia do Mocambo, no município de Curaçá, na Bahia.

Os detalhes sobre todos os projetos estão nos respectivos editais e atos convocatórios publicados no site da AGB Peixe Vivo.
Acesse a página com os editais da AGB Peixe Vivo para a Bacia do Rio São Francisco.


Projetos hidroambientais


Os projetos hidroambientais são aqueles voltados para a recuperação e conservação de nascentes, cursos d’água e todo o ecossistema que alimenta e mantém vivos os nossos rios. São projetos que buscam a manutenção da quantidade e da qualidade das águas de uma bacia hidrográfica, preservando suas condições naturais de oferta de água. Se uma nascente ou pequeno riacho pode secar por estar desmatado, pisoteado ou assoreado, os projetos hidroambinetais atuam para evitar ou reverter essa degradação. De acordo com Alberto Simon, Diretor Técnico da AGB Peixe Vivo, os projetos hidroambientais podem ser entendidos a partir de três linhas de ação:

1- Proteção de nascentes com cercamentos;
2- Adequação de estradas vicinais, com a construção de bacias de contenção de água de chuva (barraginhas);
3- Construção de terraços e curvas de nível em morros e encostas.

Os Projetos Hidroambientais se diferenciam dos grandes projetos de saneamento básico e ambiental, que buscam a melhoria da qualidade da água através da coleta e tratamento dos esgotos. Os projetos hidroambientais se caracterizam pela ação pontual em pequenas áreas espalhadas por uma bacia hidrográfica, geralmente em suas nascentes, para garantir que suas condições naturais sejam preservadas.

fonte:
www.agbpeixevivo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga