sábado, 7 de julho de 2012


Em Pernambuco, sociedade civil terá participação em decisões de combate à seca.


Governo decidiu inserir um representante da Fetape no Comitê de Combate à Seca e deve dar uma contrapartida ao programa Bolsa Estiagem, que atende 150 mil famílias afetadas pela estiagem em Pernambuco.

21/06/2012

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2012/06/20/internas_economia,380323/sociedade-civil-tera-participacao-em-decisoes-de-combate-a-seca.shtml

Juliana Cavalcanti

A sociedade civil organizada terá participação no Comitê Estadual de Combate à Seca. Esta foi uma das informações repassadas hoje pelo governo estadual à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), durante reunião realizada no Sertão. Este era um dos 17 itens da pauta de reivindicações entregue pela Fetape ao governo.

"Ainda não fizemos uma análise detalhada do que nos foi respondido, mas a participação da sociedade nas decisões a respeito das ações contra a seca é bastante importante. Outro ponto que havíamos reivindicado e que deverá ser anunciado com detalhes até a próxima semana é o complemento do Bolsa Estiagem – pago pelo governo federal", explicou Doriel Barros, presidente da Fetape.

Os agricultores reivindicam que o estado complemente com R$ 280 os R$ 400 pagos a 150 mil famílias afetadas pela seca – igualando dessa forma o valor recebido pelos trabalhadores que aderiram ao programa Garantia Safra. "A resposta que tivemos até agora é que será dada uma contrapartida, mas o valor só deve ser anunciado até o dia 30 de junho", completou Doriel.

Segundo balanço da Fetape, as ações de combate aos efeitos da estiagem começam a chegar às populações afetadas no interior de Pernambuco. A principal questão até agora tem sido o controle da distribuição de carros-pipa, que passou a ser monitorada pelos conselhos municipais. "Estamos em contato com os sindicatos locais, atentos para que os agricultores possam tomar o crédito que já foi disponibilizado", finalizou.

por João Suassuna— Última modificação 27/06/2012 09:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga