sexta-feira, 25 de maio de 2012


         PSICANALISTA??????

                                             

Em resposta aos comentários veiculados pela imprensa acerca da injúria discriminatória que teria sido cometida por alguém que se diz psicanalista, nós da IPB - Intersecção Psicanalítica do Brasil esclarecemos que a pessoa em questão não faz parte do quadro de membros da nossa instituição – uma instituição lacaniana –, nem das instituições psicanalíticas com as quais estamos articulados, nacional e internacionalmente.

Sentimo-nos, também, na obrigação de esclarecer o que significa dizer-se “um psicanalista”. Em muitos casos, temos visto que tal denominação é adotada à revelia dos princípios psicanalíticos, dando margem a uma ideia equivocada sobre a Psicanálise e, portanto, sobre o que significa seu exercício. Dizer-se psicanalista não garante tal exercício.

Denominar-se psicanalista requer cautela, especialmente por não se tratar simplesmente de uma profissão, nem mesmo de uma especialização de médicos ou psicólogos. “Ser psicanalista” é sustentar uma função de escuta do sofrimento humano, uma escuta da ordem de um savoir faire que só pode ser adquirido na experiência de uma longa análise pessoal, de um profundo trabalho com o próprio inconsciente, articulado a uma interlocução constante entre pares e a um estudo teórico permanente dos fundamentos que especificam a Psicanálise em relação aos outros campos do saber e da prática.

Entretanto, no Brasil, como em vários outros países, tem havido uma impressionante proliferação de pessoas e instituições que deturpam os conceitos psicanalíticos. Algumas promovem pacotes com cursos e programas de treinamento, prometendo “formação de psicanalista” e “título de profissional” ao término do curso. Outras chegam ao absurdo de promover wokshop em finais de semana, que perfazem um processo de formação com a duração de um a dois anos.  Existem, também, instituições irônicas, que comparam o tratamento analítico ao uso da “rifocina em gotas”. Talvez as mais perigosas, porque sorrateiras, sejam aquelas instituições orquestradas por “mestres brilhantes”, travestidos de uma erudição sedutora, que ocultam um exibicionismo narcísico perigosíssimo por semear uma cega transferência amorosa, na qual a “pseudoformação” se dá por imitação e/ou idealização da figura, ou melhor, do sintoma do mestre. Em todos esses casos, há consenso entre as instituições de fato psicanalíticas: não  se trata de Psicanálise, mas de uma absurda deturpação da sua prática!

A Psicanálise é uma experiência marcada pela presença do desejo inconsciente e, por isso, o seu manejo é único. Há um saber em jogo nesse manejo, o que não o torna isento da submissão a certas regras e a uma ética própria do campo psicanalítico. Ética essa que é radicalmente oposta a todos os tipos de racismo e segregação, e dá garantias à sociedade, informando, sempre que encontra meios, sobre a singularidade desse campo, sobre os fundamentos da Psicanálise, sobre como ocorre a formação de um psicanalista e, com isso, fornecendo subsídios para que a população possa escolher pessoas de fato qualificadas para lidar com o sofrimento psíquico, pessoas que possam ser consideradas “psicanalistas”.



          IPB – Intersecção Psicanalítica do Brasil

          www. interseccaopsicanalitica.com.br

          ipbbras@interseccaopsicanalitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga