terça-feira, 8 de maio de 2012


Programa no RS ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água


Falta de cuidado compromete a qualidade da água e causa escassez. Agrônomo ensina diversas maneiras de proteger açudes da contaminação.

06/05/2012


Assista ao vídeo AQUI

Muitas vezes a água que abastece as propriedades rurais é armazenada em açudes a céu aberto, sem proteção nenhuma. A falta de cuidado acaba causando problema de qualidade e até de escassez de água.

O município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, decidiu mudar esse roteiro e criou um programa para proteger suas águas, garantindo assim o abastecimento e a saúde de centenas de agricultores.

No geral, chove bem da região serrana do estado. Difícil é conseguir água de qualidade pra beber, usar em casa e para dar aos animais. Quase toda água disponível no município é superficial, vem de fontes que formam rios e arroios de baixa vazão . Esses se contaminam e até desaparecem com facilidade quando mal cuidados.

Uma única fonte, de boa vazão, se bem protegida, pode garantir o abastecimento de mais de uma família. Paulo Facchim, agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, explica no vídeo com a reportagem completa diversas maneiras de proteger uma nascente de água e garantir o abastecimento de açudes.

As orientações fazem parte do programa Água Limpa, um projeto municipal de saneamento básico rural. A ideia é preservar e melhorar a qualidade da água. Quem se interessar pelo trabalho deve arcar com o custo do material e da mão-de-obra. A prefeitura oferece a orientação técnica e, se necessário, empresta o maquinário.

A água de qualidade trouxe saúde e dignidade para centenas de moradores da zona rural. Preservá-la é garantir também o abastecimento das grandes cidades no futuro.

O passo-a-passo das orientações do programa Água Limpa estão disponíveis em www.caxias.rs.gov.br/agricultura.

Para conseguir um exemplar gratuito escreva para:

Secretaria de Agricultura
Rua Moreira César, 1.686
Caxias do Sul – RS
CEP 95034-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga