Estiagem prolongada no Nordeste: há uma esperança no final do túnel.
Há previsão, a partir de 2 de novembro, de começarem as chuvas em áreas entre o sertões da Bahia, Pernambuco e Piauí. Vamos acreditar, gente!
http://www.climatempo.com.br/destaques/category/portal-climatempo/regioes/nordeste/
CLIMATEMPO - O céu fala. A gente entende.
domingo, 28 de outubro de 2012
A chuva no sertão do Nordeste normalmente não acumula grandes volumes. Mas esse ano choveu muito pouco. No começo do ano estávamos sob influência do fenômeno La Niña, que desfavorece a chuva em parte da região Nordeste. Em seguida, começou a época climatologicamente mais seca do ano no sertão, quando praticamente não chove, e com isso a estiagem foi se prolongando. Os mapas abaixo mostram a chuva acumulada na Região desde o dia 01 de janeiro de 2012 até 09 horas da manhã de hoje (28/10/2012) e a média climatológica anual do Brasil.
Fonte: Cptec/Inpe
Fonte: INMET
Normalmente a chuva durante todo o ano acumulado entre 600 e 1000 milímetros na maior parte do sertão nordestino (INMET), mas esse ano o total de chuva acumulado até 28 de outubro não chegava a 400 milímetros, como mostra a figura da esquerda, disponível na página de internet do Cptec/Inpe. A estiagem está prejudicando a população, já que muitas lavouras foram quase totalmente perdidas e o gado está morrendo de fome e de sede.
Para os próximos dias o tempo ainda fica seco e muito quente na Região. Mas há uma luz no fim do túnel para as áreas entre o sertão da Bahia, de Pernambuco e do Piauí. Modelos meteorológicos de previsão de tempo indicam o retorno das pancadas de chuva a partir do dia 02 de novembro, como mostram os mapas abaixo.
Tags:estiagem, la niña, Nordeste, seca, sertão
Publicado em Nordeste, Seca
Comentários encerrados.
Seca castiga o Nordeste
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Sol forte, calor intenso e ar muito seco têm sido há meses as condições predominantes do tempo na Região Nordeste.
Climatologicamente, em outubro, as chuvas voltam a acontecer em grande parte do interior da Região. Porém, neste mês, só aconteceram chuvas muito isoladas, principalmente no Maranhão, e a maioria das áreas ainda enfrenta uma forte estiagem. O agricultor Antonio Brito de Tanhaçu, no centro-sul da Bahia, escreveu à Climatempo e relatou que esta seca é a mais intensa que ele já presenciou.
O mapa a seguir mostra a chuva acumulada neste mês de outubro, até o dia 23. Podemos observar que há uma grande área em branco na Região Nordeste, onde não houve registro de chuva.
Até o fim do mês o tempo permanece muito seco na maior parte da Região Nordeste. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam mudanças significativas a partir do dia 03 de novembro, quando uma forte frente fria deve chegar à Bahia. Este sistema pode provocar chuvas fortes neste Estado e também irá favorecer a formação de áreas de instabilidade no oeste de Pernambuco e no centro-sul do Piauí e do Maranhão.
Tags:calor intenso, Nordeste, seca
Publicado em Nordeste
Nenhum comentário »
Novos recordes de calor emTeresina e em Belém
terça-feira, 23 de outubro de 2012
A tarde desta terça-feira, 23 de outubro, foi a mais quente do ano em Teresina, capital do Piauí, e também em Belém, capital do Pará.
Em Teresina, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 40,9ºC. O recorde anterior de calor em 2012 era de 40ºC, no dia 19 de outubro. A tarde de hoje foi extremamente seca, com nível de umidade de apenas 14%, às 15 horas, pelo horário de Brasília.
Em Belém, o Inmet registrou máxima de 35,1ºC. O recorde anterior de calor na capital do Pará era de 34,5ºC, em 13 de setembro.
Tags:Belém, recorde de calor, Teresina
Publicado em Nordeste, Sol
Comentários encerrados.
Semana seca no Nordeste
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
A tarde desta segunda-feira está sendo marcada por sol forte e muito calor na Região Nordeste. Às 15 horas (horário de Brasília), a temperatura em Bom Jesus da Lapa (BA) e em Teresina (PI) era de 39°C e a umidade estava em apenas 21% e 22%, respectivamente.
Na semana passada até voltou a chover em algumas localidades do sudoeste e do oeste baiano, mas os acumulados foram baixos. Em Bom Jesus da Lapa, do dia 01 até agora, só foram acumulados 15 mm, sendo que a média é de aproximadamente 75 mm.
A tendência para o restante da semana é que a massa de ar seco ainda cubra a maior parte da Região e o sol forte e o calor vão predominar.
O mapa abaixo indica apenas um pouco de chuva para a costa leste da Região e o interior do Maranhão:
Tags:Nordeste, seca
Publicado em Nordeste
Nenhum comentário »
Teresina: calor de 40ºC foi recorde nesta sexta-feira
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
A tarde desta sexta-feira (19) foi a mais quente do ano, até agora, em Teresina, capital do Piauí. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura máxima chegou a 40°C. O recorde anterior era de 39,8°C e foi observado no dia 27 de setembro. calor de 40ºC voltou a ser registrado em Teresina na tarde desta sexta-feira, 19 outubro. A temperatura também chegou aos 40ºC no aeroporto da cidade
Calorão do brobró
Outubro é um dos meses do “brobró” do Piauí. A expressão vem da última sílaba dos meses de setembro, outubro e novembro, tradicionalmente de calor intenso e pouca chuva no Estado.
Temperaturas de 40ºC ou mais no Piauí nesta época são comuns. A temperatura fica perto ou até passa da marca dos 40ºC quase todos os dias. Isto acontece também na região de Teresina. Pela medição do aeroporto local, desde o início de outubro, a temperatura chegou aos 40ºC 7 vezes.
A média normal de temperatura máxima em Teresina, em outubro, é de 36,4ºC, pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia. Até o dia 18, as tardes de outubro de 2012 estavam 2,2ºC mais quentes do que a média.
Tags:40ºC, brobró, calor, Piauí, recorde de calor, Teresina
Publicado em Calor Intenso, Nordeste
Comentários encerrados.
Frente fria chega ao sertão nordestino
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
No momento chove em Correntina e em Luís Eduardo Magalhães além de todo o litoral.
Nos próximos dias ainda deve chover mais um pouco, mas não há previsão de fim da seca no norte do estado até o começo de novembro.
Tags:frente fria, seca, Sertão do Nordeste
Publicado em Nordeste
Comentários encerrados.
Chuva no oeste da Bahia
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
A umidade aumentou nos últimos dias no oeste da Bahia e algumas nuvens carregadas voltaram a se formar, provocando pancadas de chuva, mas de pouco volume e só em pequenas áreas da região. O tempo tem estado mais úmido também em Luis Eduardo Magalhães, que vem tendo chuvas leves desde o dia 10 de outubro. Mas na tarde desta quarta-feira, a pancada de chuva foi de moderada intensidade provocando 6,6 milímetros de chuva apenas entre 15 e 16 horas. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Algumas descargas elétricas foram observadas na região, indicando que as nuvens estavam mais carregadas do que nos últimos dias.
O volume de chuva desta tarde em Luis Eduardo Magalhães não vai acabar com a seca na região, mas foi a maior quantidade de chuva observada desde meados de maio. Do fim de maio até 9 de outubro, o tempo seco predominou na região. A região de Santa Rita de Cássia, perto da divisa com o sul do Piauí, também teve pancadas de chuva nesta tarde.
Até a sexta-feira, o ar fica úmido no oeste da Bahia e há previsão de mais pancadas de chuva, que em algumas horas podem ser com moderada intensidade. Mas no fim de semana, o ar seca de novo e a chance de chuva diminui.
Tags:Bahia, Luis Eduardo Magalhães, santa rita de cássia, seca
Publicado em Nordeste
Comentários encerrados.
Pancadas de chuva no Norte e no Nordeste
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas nesta quarta-feira sobre o Tocantins e o Maranhão. Até o meio-dia já foram acumulados 31 mm em Carolina (MA), 36 mm em Araguaiana (TO) e 41 mm em Formoso do Araguaia (TO).
No decorrer desta tarde fortes pancadas de chuva ainda são esperadas para estes Estados e também pode chover forte no extremo oeste da Bahia, no sul do Pará, em Rondônia, no Acre e no sul e no oeste do Amazonas.
Imagem de satélite do início da tarde desta quarta-feira (12h45)
Tags:Chuva, Nordeste, Norte
Publicado em Nordeste, Norte
Nenhum comentário »
Chuva no sertão
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
É o caso de são Raimundo Nonato no sul do Piauí, onde o último registro de chuva do INMET foi no dia 06 de fevereiro, apenas um milímetro há 222 dias.
Em Cariranha, no sul da Bahia a última chuva boa aconteceu em 19 de março, dia de São José. Esta é a data limite dos sertanejos para ter a esperança de uma boa safra. A tradição diz que se chove no dia deste santo a estação chuvosa será boa.
Mas o clima ficou muito seco de lá para cá.
A previsão é de chuva no sul da Bahia na quinta-feira, aliviando a situação de Cariranha, onde segundo o INMET não chove a mais de 100 dias.
Depois deve parar de chover por alguns dias. e a previsão de chuva para o sertão do sul do Piauí, onde não chove a mais de duzentos dias fica para o final do mês.
Tags:Chuva, interior do Nordeste, seca, sertão
Publicado em Nordeste
Comentários encerrados.
Chuva na Bahia
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Nesta segunda-feira o tempo está chuvoso em Porto Seguro, Caravelas e Abrolhos segundo informações do INMET, mas as nuvens já chegaram à Vitória da Conquista provocando chuvisco.
Nos próximos dias as áreas de instabilidade tropical crescem sobre o centro do Brasil e devem chegar ao sul e oeste baianos amanhã e ao centro do estado, ao Recôncavo e ao litoral norte na quarta-feira, com chuva leve e mal distribuída.
Pode chover em locais onde o clima está seco a mais de 100 dias, como a cidade de Cariranha. Por enquanto a chuva é leve, mas pode ganhar força nos próximos dias.
Previsão de chuva para o período de 16 a 20 de outubro.
Tags:Bahia, Chuva
por João Suassuna — Última modificação 30/10/2012 16:04
Nenhum comentário:
Postar um comentário