domingo, 17 de junho de 2012


Mudanças climáticas deixaram 1,3 milhão de mortos em 20 anos, diz ONU


O Unisdr (Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres) criticou a falta de ação dos Estados-membros da ONU para prevenir tragédias causadas pelas mudanças climáticas, que afetaram 4,4 bilhões de pessoas -mais da metade da população mundial- nos últimos 20 anos.

14/06/2012


Segundo o levantamento do organismo, desde 1992, desastres naturais como enchentes, furacões, secas e terremotos deixaram um saldo de 1,3 milhão de mortos e um prejuízo de cerca de US$ 2 trilhões em todo o mundo.

Para a representante especial da ONU para o tema, Margareta Wahlström, no entanto, um maior comprometimento dos governos poderia ter evitado resultados tão catastróficos. "Os números falam por si só. E são surpreendentes se você considerar o que isso significa em termos de oportunidades perdidas, vidas destroçadas, casas perdidas, escolas e unidades de saúde destruídas, perdas culturais", disse Wahlström.

Metas

A crítica foi feita na quarta-feira (13), no dia da abertura da Rio+20. O Unisdr defende que a conferência "introduza metas realísticas de desenvolvimento sustentável", que considerem a redução de riscos de desastres ambientais.

"Não podemos imaginar que exista um novo marco para o desenvolvimento sustentável sem falar em como evitar desastres", disse o chefe do Unisdr para as Américas, Ricardo Mena. "Não podemos continuar fazendo ordenamentos territoriais, manejo de bacias e projetos de desenvolvimento urbano sem pensar na sensibilidade aos riscos", acrescentou.

Mena destaca que todos os Estados-membros da ONU assinaram, em 2005, o Marco de Ação de Hyogo, que prevê a identificação e a redução dos riscos de desastres, a educação da população para criar uma cultura de segurança e a preparação para uma resposta eficaz a tragédias ambientais. "Se não aplicarmos o que foi acordado, vamos continuar vulneráveis a essas ameaças", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga