sábado, 2 de junho de 2012


Em Pernambuco, seca provoca retirada de animais em massa.

Somente no município de Serrita, mais de oito mil bois já foram transferidos para outros pastos.

29/05/2012


Em Pernambuco, está ocorrendo uma retirada em massa de rebanhos que, sem água e comida, vão embora para pastos em outros estados.

No século passado, a seca expulsava famílias inteiras, que partiam em busca da sobrevivência longe do Nordeste. A estiagem, que hoje não é capaz de provocar tamanho êxodo humano, ainda é um fardo para os animais. Em Pernambuco, está ocorrendo uma retirada em massa de rebanhos que, sem água e comida, vão embora para pastos em outros estados, conforme revela a reportagem da versão impressa do Diario de Pernambuco desta quarta-feira.

Um dos municípios que mais tem mandado bovinos para fora do estado é Serrita, no Sertão, cidade onde é celebrada a Missa do Vaqueiro. Segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), saíram de lá 8.086 bois e vacas com destino ao Maranhão e Pará, entre janeiro e o dia 20 de maio deste ano. Todos para se salvar da seca.

Os modelos de negociação variam de acordo com o bolso do criador. Os que têm mais dinheiro estão alugando um pasto que é usado pelos animais até que as chuvas voltem ao semiárido. Outros estão dando a metade do rebanho como pagamento pela forragem e devem receber a outra metade de volta quando a seca passar ou apenas os garrotes que nascerem no período.

Abate - Quem não tem como socorrer o gado e não quer ver os animais morrerem de fome e sede está apelando para os matadouros. Como a maioria está magra e doente, a cabeça chega a ser negociada até pela metade do preço. Quem trabalha com a venda de carne reclama que a qualidade do produto caiu nos últimos meses.
"Carne gorda já é quase uma raridade. E o preço só faz subir. Se está ruim agora, a tendência é ficar ainda pior", acredita o comerciante João Bosco Alves da Cruz, 48 anos, que tem um açougue no Centro de Salgueiro, no Sertão.
A seca atinge não apenas o gado de corte, mas também o produtor de leite. Em Itaíba, um dos principais municípios da bacia leiteira do estado, 1.609 bois e vacas foram levados para o Pará, o Ceará, o Maranhão, Alagoas e Piauí, para reprodução e engorda. Até agora, mais de 70 mil cabeças de gado saíram do estado por conta da estiagem.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, revela que o governo do estado está preocupado em tentar mater, pelo menos, os bovinos da bacia leiteira, que é uma das atividades produtivas mais fortes do interior. "Temos 500 mil vacas em lactação e nossa grande meta é protegê-las", conta. A disponibilização de ração gratuita e a criação de poços artesianos estão entre as medidas anunciadas pelo estado para socorrer o gado.

por João Suassuna — Última modificação 30/05/2012 11:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga