terça-feira, 7 de maio de 2013


Prefeito de Aracajú inaugura Centro de Educação Ambiental "Manoel Bomfim".


04/05/2013, sábado, no bairro Coroa do Meio foi de bastante atividade. A Prefeitura de Aracaju realizou mais um Programa Prefeitura nos Bairros, levando serviços de todas as Secretarias Municipais. O prefeito João Alves Filho, presente em todas as edições do Programa, esteve durante toda manhã no evento cumprimentando a população, e na ocasião inaugurou o Centro de Educação Ambiental Manoel Bomfim.

Grande incentivador do Programa Prefeitura nos Bairros, João Alves destacou os serviços prestados no bairro, não somente no dia da realização do mutirão, mas principalmente no dias que antecedem o evento. "Os moradores do bairro são beneficiados com os serviços de limpeza, pintura, pavimentação, realização de exames médicos e outros. Temos aqui todas as áreas da Prefeitura para prestar serviços aos problemas imediatos da população. Não sou um prefeito que fica dentro do gabinete. Preciso estar perto do povo tomando conhecimento de suas dificuldades". O prefeito, além de visitar os estandes, aproveitou para se imunizar contra a gripe.

João Alves disse ainda que tem um carinho especial pela Coroa do Meio, já que, enquanto prefeito pela primeira vez, criou o bairro. "Levei ao então presidente Geisel a proposta de transferir para o domínio municipal essa área marinha que hoje é a Coroa do Meio. Disse a ele que construiria um bairro modelo. Tenho muito orgulho desse bairro que em dois anos conseguimos construir".

Centro de Educação Ambiental

João Alves aproveitou a oportunidade da realização do Programa Prefeitura nos Bairros na Coroa do Meio, para inaugurar o Centro de Educação Ambiental Manoel Bomfim Ribeiro, com a finalidade de criar uma consciência ambiental na população. Além disso, o Centro terá em anexo uma área destinada à capacitação profissional realizada pela Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) e o primeiro Posto avançado da Guarda Municipal.

"Haverá capacitação permanente de várias áreas para jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho. Sabemos que existe uma deficiência muito grande de profissionais qualificados para os cargos existentes. Nossa função é capacitar essas pessoas para suprir a carência no mercado, que existe, por exemplo, na Petrobras", disse o prefeito.

"O posto da Guarda Municipal será instalado na Coroa do Meio no prazo máximo de 15 dias, mas a partir de hoje teremos a GMA presente, já que lamentavelmente, tivemos aqui vândalos que incendiaram o Museu do Mangue guando foi inaugurado. Para que posturas como essas sejam evitadas, montamos um forte esquema de segurança para tranquilizar a população do bairro", completou João Alves.

De acordo com o prefeito, o nome escolhido para o Centro de Educação Ambiental foi o do engenheiro Manoel Bomfim, devido à sua conduta e por ser um grande defensor e conhecedor do meio ambiente, inclusive com desempenho ativo no combate à transposição do Rio São Francisco.

"Ele foi o engenheiro mais eclético que conheci. Um homem com uma cultura extraordinária em diversas áreas, mas a grande especialidade dele era sobre o semiárido. Ele era um apaixonado por esse assunto. Tive a honra de conviver com ele principalmente na luta contra o projeto da transposição do Rio São Francisco. Já prestigiei grandes homens durantes meus 38 anos de vida pública. Mas, nunca fiz uma homenagem tão justa e merecida como a de hoje, em dar o nome do meu amigo Manoel Bomfim ao Centro de Educação Ambiental".

O secretário do Meio Ambiente Eduardo Matos, também prestou homenagens à Manoel Bomfim. "Conheci Manoel na luta contra o projeto da transposição do Rio São Francisco. Infelizmente tudo que defendemos naquela época se realizou e o rio está morrendo. Ele pregava que as pessoas deveriam viver em harmonia com a natureza. A vida passa e o que deixamos são sementes. O que estamos fazendo hoje com o Centro de Educação Ambiental foi a semente plantada por Manoel Bomfim".

Bastante emocionada, a filha do homenageado, Rosa Castállia, agradeceu ao prefeito a iniciativa e disse que essa é uma homenagem de valor inestimável. "Hoje faz cinco meses que meu pai nos deixou. Estamos saudosos, mas alegres por estarmos imortalizando o meu pai e as obras dele. Mesmo não nascendo em Aracaju, ele escolheu a capital sergipana para viver. É aqui que está o espírito dele de conhecimento", disse Rosa, destacando que Manoel Bomfim se orgulhava de apoiar João Alves nas lutas contra a transposição.

Dentro do contexto de Educação ambiental, o prefeito João Alves, juntamente com a família do homenageado e o secretário de Meio Ambiente, plantou duas mudas de Pau Brasil no entrono do novo Centro de Educação Ambiental

por João Suassuna — Última modificação 06/05/2013 11:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga