sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Audiência Pública em Serra Talhada debate Transposição.
 
Prefeitos, vereadores, deputados, lideranças políticas, integrantes do Ministério da Integração Nacional e representantes da sociedade civil se reuniram nesta sexta-feira (30/8), no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, para debater o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco. A audiência pública foi proposta pelo relator da Comissão Especial que companha a obra no Congresso Nacional, senador Humberto Costa.
“O objetivo aqui foi verificar como andam as atividades da Transposição na Região e ouvir a sociedade sobre as suas demandas em relação a esse projeto. Acho que tivemos um evento muito positivo porque, especialmente em uma época como essa em que sofremos com a seca, sabemos como é importante fazer com que, o mais rápido possível, a gente tenha água nas torneiras da população sertaneja”, afirmou Humberto Costa. Pela manhã, o petista e o presidente da mesma Comissão, o senador Vital do Rego (PMDB-PB), visitaram trechos do empreendimento no município de Custódia.
“Desde o primeiro momento sentimos, pela grandiosidade da obra, pela dinâmica que existia e pela paralisação que estávamos convivendo, que o Senado precisava, por ser a Casa Federativa, dar um sinal de alerta de que não poderíamos ficar sem prazo e um cronograma específico da obra. A visita de hoje é uma visita de trabalho que fizemos junto com os órgãos de controle como a Controladoria Geral da União”, avaliou Vital do Rego.
Além de políticos e lideranças, a audiência mobilizou a cidade. Cerca de 30 alunos do Colégio Municipal Cônego Torres, com idade de 12 a 15 anos,  acompanharam o evento. "A gente sempre traz o alunado para esses eventos: eles escutam, debatem e levam a consciência para os demais alunos do Colégio Cônego Torres e também para seus familiares e para toda a sociedade serra-talhadense", disse o professor Manuel Vicente. “Acho importante essa audiência aqui para que as pessoas olhem mais para o Nordeste, pois queremos fazer parte do desenvolvimento do País. Tem muito sofrimento no Nordeste e isso tem que acabar”, resumiu Anderson Souza, 14 anos, da oitava série da escola.  
Entre os presentes ao evento estavam os prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o procurador da República, Luiz Antônio Amorim e o secretário executivo do Ministério da Integração, Robson Botelho.
Além de Humberto e Vital do Rego, também participam da Comissão Especial os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Paulo Davim (PV-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA). Quando a obra, que passa pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, estiver pronta, vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos em quase 400 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga