quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO.



7,5 km do São Francisco são eliminados.


Por Saulo de Castro, Presidente da AAPA - Associação dos Pescadores Ambientalistasdo Alto São Francisco - Lagoa da Prata MG.
Boa noite, caro Leonardo.

Já se passaram seis meses e meu e.mail não foi devidamente, como prometido abaixo, respondido. Recentemente, estive na Volta Grande acompanhando alguns jornalistas e pude observar que, na última cheia 10/11 do São Francisco, uma enorme área de barranco no local do desvio veio abaixo com a força das águas. Se observar por fotos de 2009 e fotos de agora do local, verá o tamanho do estrago.




E posso lhe afirmar que não vai parar poraí. Se o argumento da ANA de que tapar esse buraco causará mais dano ambiental do que o que está sendo causado com esses desbarranqueamentos anuais for o certo, então não sei se precisamos nos preocupar com preservação ambiental. É só deixar como está que tudo se ageitará.




Agora, não venham multar ribeirinhos por construir acessos ao rio dizendo que isto o está assoreando. Tenham a paciência. Autorizam uma açucareira a enfiar enormes bombas de sucção para retirada contínua de água, sem qualquer critério ou fiscalização, preocupados somente em receber as taxas de outorgas - nosso município não vê um centavo dessas taxas - e multam ribeirinhos por jogar um pouco de terra no leito do rio.




"Que país é esse?" Continuo aguardando a visita de técnicos, fiscais, engenheiros ou seja lá o que for da ANA para vir até nossa querida Lagoa da Prata e ver o que está acontecendo. Noutro e.mail você me disse que fiscalizações no Alto São Francisco estavam agendadas para o ano de 2010. Até agora nem rastros das 4x4 da ANA passaram por aquí.




Acredito que ainda se possa salvar a Volta Grande e devolver ao Velho Chico 7,5km. Não é possível que com toda tecnologia existente não consigamos fazer isso.




Estão transpondo o rio através de milhares de km de canais, e não conseguem tapar um buraco de 300mts? Se tivéssemos condições técnicas para fazê-lo já o teríamos feito nós mesmos, com ou sem autorização. Pois é uma vergonha, um absurdo e um descaso total por parte de todos os órgãos responsáveis por permitir que tal situação continue.

Att: Saulo de Castro
Presidente da AAPA - Associação dos Pescadores Ambientalistas do AltoSãoFrancisco37-8838-8817 - Lagoa da Prata MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga