sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEMIÁRIDO: CONVIVÊNCIA NECESSÁRIA.


Em "Os Sertões", Euclides da Cunha escreve que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte". Essa fortaleza é descrita por ele como algo oculto, que aparece em face da necessidade de reação. Ao estabelecer uma relação de convivência com as adversidades e tornar a terra produtiva, o sertanejo expressa essa reação.

Diário do Nordeste
10/08/2011
http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=284

EDITORIAL

O vaqueiro ainda é figura corriqueira nos rincões do semiárido, mas há muito o ciclo do gado foi superado na região. A caprinocultura mostra-se generosa para quem investe com convicção e os cuidados necessários à manutenção do equilíbrio do entorno. Esses cuidados aparecem principalmente na lida com a terra, que significa preservar a vegetação nativa sob a pena de não ver mais nada brotar daquele solo que só precisa ver a água do próximo inverno para prover a mesa do sertanejo das iguarias que ele tanto aprecia.

A habilidade para buscar soluções faz parte do dia a dia de quem vive no campo. Há sempre a necessidade de inovar a partir de ideias simples e adaptadas às características ambientais e culturais da região. A difusão do conhecimento tem se mostrado investimento mais que necessário para a garantia de uma convivência sadia. Jovens que aprendem a lidar com a terra ou que pesquisam oportunidades de investimento para a região dão o exemplo de que é possível permanecer, produzir e viver bem.

A presente série é uma prova de que as coisas estão diferentes. Percorremos do Piauí ao Norte de Minas Gerais para mostrar que o sertão não é único, assim como seus habitantes e essa diversidade se expressa também na relação com a terra.

Um comentário:

  1. Esse processo de convivência com o semiárido passa pela construção de uma nova cultura de vida no semiárido, associada as práticas culturais, econômicas e produtivas na região. Daí a importância de criarmos um movimento envolvendo as diversas organizações redes que atuam na região para fomentar novos processos educativos, envolvendo escolas, universidades, institutos de pesquisa e organizações sociais no sentido de consolidar um projeto de educação para convivência com o semiárido. Vamos continuar discutido sobre a educação do semiárido. Vejam mais informações: http://educacaonosemiarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga