segunda-feira, 8 de agosto de 2011

APAGÃO NO RIO DE JANEIRO.



Meus Prezados,
O ex-presidente Lula havia informado ao país que os "apagões eram páginas viradas na história do Brasil". Com o que ocorreu hoje no Rio de Janeiro,parece que não é bem assim! Socializamos a informação no Rema. Confiram.


Falta de luz foi causada por problema

em subestação no Rio, diz secretário.

Três transformadores de subestação pararam de funcionar. Secretário informou que vários bairros já estão com a energia normalizada.

Do G1 RJ, com informações da Globo News

O secretário de Conservação do Rio, Carlos Osório informou, na tarde desta sexta-feira (5), que a falta de energia em vários bairros do Rio foi causada por um problema na subestação de Furnas no Grajaú, na Zona Norte do Rio.

"Nós tivemos uma situação extraordinária. Houve um problema na subestação de Furnas, no Grajaú. De quatro transformadores, três pararam de funcionar, não se sabe a causa ainda desse problema. Isso fez com que a ONS determinasse o desligamento do fornecimento de energia em alguns bairros da cidade, como a Grande Tijuca e vários bairros da Zona Sul", explicou ele.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura acionou o seu plano de contingência porque vários sinais de trânsito ficaram sem funcionar.

Secretário diz que problema em subestação de

Furnas causou falta de luz (Foto: Bernardo Tabak/G1)

"Recebemos a informação da ONS que determinou o acionamernto das usinas termoelétricas em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio e em outras no interior do estado para termos uma nova alternativa de fornecimento de energia. Com isso, o fornecimento começa um processo de normalização", afirmou.

De acordo com Osório, os bairros do Leblon, Jardim Botânico e Gávea já tiveram o fornecimento completamente restabelecido. Ainda há problemas de falta de luz em parte de Botafogo, de Copacabana e na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel.

O secretário informou que não foi um problema da distribuidora Light, mas sim um problema de fornecimento de energia através de Furnas.

"As autoridades federais terão que explicar o que provocou esse problema", disse ele.

'Escutei um estrondo bem forte', diz morador.

O aposentado João Bosco Lopes, de 75 anos, mora em um prédio em frente à Subestação do Grajaú de Furnas Centrais Elétricas S.A..

"Era por volta de 12h50. Eu estava vendo o Globo Esporte quando escutei um estrondo bem forte vindo da subestação. A luz não acabou imediatamente. Ainda deu tempo de ver uma repórter falar na TV que estava faltando luz na cidade. Depois de dez minutos, aí sim acabou a luz", contou o aposentado.

João Bosco informou que o faxineiro do edifício viu, pouco depois do estrondo, uma movimentação muito grande de pessoas saindo pela garagem da subestação.

"Não ficamos muito tempo no escuro. Cerca de dez minutos depois, a luz voltou"

A assessoria de imprensa de Furnas informou que aguarda um laudo da área técnica e que ainda não tem informações sobre o que causou o problema, ou sobre estrondos ou explosões na subestação.

Apesar da luz estar retornando aos bairros do Rio, o trânsito está engarrafado em vários pontos da cidade, no começo da tarde desta sexta-feira (5). O tráfego é bastante complicado na Avenida Radial Oeste, e nas principais vias do Grajaú, na Zona Norte do Rio. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, em virtude da falta de energia elétrica, foi acionado o plano de contigência. Com isso, agentes da Guarda Municipal e CET-Rio foram deslocados para orientar o trânsito. A Prefeitura recomenda que os motoristas redobrem a atenção nas próximas horas e evitem fechar cruzamentos, bloqueando vias da cidade.

Sinal de trânsito apagado na Rua Barata Ribeiro com Raimundo Corrêa, em Copacabana (Foto: Carolina Lauriano/G1)

O apagão, de cerca de 30 minutos, atingiu pelo menos 12 bairros da cidade, principalmente nas zonas Norte e Sul. O Túnel Rebouças, no sentido Lagoa, também foi afetado, mas a luz já normalizou no local. Na Zona Oeste, moradores do Jardim Oceânico também relataram problemas.

Procurada pelo G1, a Light informou que a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica em uma subestação de Furnas. Segundo a empresa, a interrupção não tem relação com o sistema de distribuição da Light.

A ONS disse que, por enquanto, o sistema está sendo recomposto e estão verificando a situação.
Procurada pelo G1, a assessoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que foi notificada do fato e aguarda um relatório da ONS. Ainda segundo a assessoria, só a partir desse relatório é que a Aneel pode tomar providências, como punição por eventuais falhas.

Segundo o Centro de Operações, o posto de saúde Dom Helder Câmara, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, teve o atendimento interrompido. O Hospital Miguel Couto funciona com gerador.

Os aeroportos Internacional Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont funcionam normalmente. As linhas 1 e 2 do metrô também operam sem problemas, segundo a concessionária Metrô Rio, e algumas estações localizadas na Zona Sul estão com iluminação parcial.

De acordo com a SuperVia, a circulação de trens é normal. As estações São Franscico Xavier e Manguinhos estão sem energia elétrica. No entanto, sem afetar a operação de trens.

O Corpo de Bombeiros informou que está checando as ocorrências.

por João Suassuna — Última modificação 05/08/2011 15:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga