sábado, 25 de fevereiro de 2012

GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO.

O Comitê Executivo para Criação e Implantação de Unidades de Conservação de Pernambuco, criado pelo Decreto Estadual nº36.627/2011, acaba de lançar a "Estratégia para Criação e Implantação de Conselhos Gestores das Unidades de Conservação (UCs)dePernambuco".
A Equipe Técnica do referido Comitê é constituída pelos seguintes Membros: Ana Cláudia Sacramento SEMAS; Elba Borges CPRH; Giannina Cysneiros SEMAS; Hélvio Polito SEMAS; Jóice Brito CPRH; José Cordeiro SEMAS; Joselma Figueirôa CPRH; Liana Melo CPRH; Lígia Alcântara CPRH; Marilourdes Guedes SEMAS; Nahum Tabatchnik CPRH; Samanta Della Bella CPRH; e Tassiane Novacosque CPRH.
(SEMAS - Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade)
CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente.
A seguir, postamos o preâmbulo da mencionada
ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS GESTORES
O Estado de Pernambuco possui, hoje, 68 Unidades de Conservação (UCs) Estaduais (32 de Proteção Integral e 36 de Uso Sustentável). Entre as Unidades de Proteção Integral estão uma Estação Ecológica (ESEC), 4 Parques Estaduais (PE) e 27 Refúgios da Vida Silvestre (RVS). Já entre as Unidades de Uso Sustentável figuram 18 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 8 Reservas de Floresta Urbana (FURBs) e 10 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPNNs).
Destas, apenas a ESEC Caetés e a APA de Guadalupe, possuem Plano de Manejo (PM) e Conselho Gestor (CG). A APA de Santa Cruz possui o seu Plano de Manejo, e a APA Aldeia - Beberibe já está com os estudos em andamento para a sua confecção.
Para apoiar administrativa e tecnicamente os processos de criação e de implantação das Unidades de Conservação da Natureza no âmbito estadual, o governo do Estado criou, em junho de 2011, o Comitê Executivo para Implantação das UCs de Pernambuco, por meio do Decreto nº 36.627.
Dentre as ações deste comitê, está prevista, além da criação de Unidades de Conservação no Bioma Caatinga, a criação dos Conselhos Gestores das UCs Estaduais, a elaboração dos seus Planos de Manejo e a implantação de estruturas administrativas.
Diante da urgência na realização dessas ações e vislumbrando a importância dos Conselhos, tanto na elaboração dos planos de manejo, bem como impulsionadores de outras atividades, dentre elas, atividades de implantação dessas Unidades, o Comitê optou por iniciar seus trabalhos na criação dos Conselhos Gestores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga