segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ÁGUA.

"Brasil discutirá governança global da água no Fórum Mundial.
Postado em 21/02/2012
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/fevereiro/brasil-discutira-governanca-global-da-agua-no

Museu da Água de Lisboa já foi reservatório de água; Brasil quer propor construção de novos reservatórios/Foto: Ivo Gomes
O Brasil pretende estimular a discussão sobre governança global da água, durante o 6º Fórum Mundial da Água, que acontece entre 12 e 17 de março em Marselha, França. Sob o tema “Tempo de Soluções”, o evento reunirá 20 mil pessoas de 140 pouco antes do Dia Mundial da Água, comemorado dia 22.
Apesar do tema, o consenso será um dos desafios a ser enfrentados em Marselha. Isso porque o Fórum reúne diversos setores, como empresas públicas e privadas, governos e sociedade civil, com diferentes interesses, muitas vezes conflitantes.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), proponente do assunto, atualmente a governança global é tratada em 54 diferentes representações das Nações Unidas, mas em nenhuma delas a água é o tema preponderante.
Para o órgão, uma nova governança global no âmbito da ONU daria a água a relevância necessária para enfrentar os
diversos desafios que envolvem a gestão e uso dos recursos hídricos.
Agenda
O governo brasileiro também pretende defender no evento o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que associa uso à conservação dos recursos naturais. Para tanto, a ANA apresentará modelos como os programas Produtor de Águas, que remunera o pequeno produtor que preserva mananciais, e o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que paga por tratamento de esgotos.
Outra discussão que o Brasil quer retomar em Marselha é sobre o acesso à água potável e instalações sanitárias como um direito humano, reconhecido pela Assembleia Geral da ONU e pelo Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Na agenda brasileira ainda consta a construção de reservatórios para aumentar as reservas de água doce.
Durante a audiência pública sobre a agenda no Congresso, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, afirmou que, dentro de casa, o Brasil tem um enorme desafio. “Não é toda a população que tem acesso à água em quantidade e qualidade. Muitas cidades terão problemas com abastecimento”, ressaltou."
Veja Também
• 6° Fórum Mundial da Água
• Faltam menos de dois meses para a 5ª edição do Fórum Mundial da Água
• Sustentabilidade em pauta: especialistas debatem o tema no Fórum Social Mundial
• "Não podemos esperar sentados por uma solução global", alerta Nobel de Economia
• MMA classifica o estado atual da perda de biodiversidade como "preocupante"
Tags: Água , Economia e Política , Eventos Sustentáveis
por João Suassuna — Última modificação 23/02/2012 16:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga