segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA.

"Usina solar gera mais de 800 MWh no 1º semestre.

A Solar Tauá é a única do gênero no País ligada ao Sistema Integrado e tem capacidade para suprir 1,5 mil famílias.
22/02/2012
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1107491

A energia média mensal produzida pela usina entre julho e dezembro de 2011 é suficiente para acionar cerca de oito mil televisores, 11 mil fornos micro-ondas ou ainda 12 mil ventiladores.
KIKO SILVA
Em apenas seis meses de operação, a usina Solar Tauá, empreendimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX, já gerou um total de 808,369 MWh em energia ativa - aquela relacionada ao funcionamento de equipamentos elétricos e eletrônicos. Só para se ter uma ideia, a energia média mensal produzida pela usina entre julho e dezembro de 2011 é suficiente para acionar cerca de oito mil televisores, 11 mil fornos micro-ondas ou ainda 12 mil entiladores.
A Solar Tauá é única do gênero no Brasil conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), e tem capacidade instalada de 1 MW, suficiente para abastecer cerca de 1.500 famílias. A energia produzida atualmente está sendo negociada através da comercializadora da MPX.
Parceria
De acordo com a MPX, os trabalhos para a ampliação da capacidade da usina solar estão em fase de engenharia de projeto.
Com a expansão para 2 MW, que está sendo feita através de uma parceria com a GE, mais 6.900 painéis serão instalados, totalizando 11.580 módulos solares.
O acordo firmado com a GE prevê que a empresa forneça todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica para a ampliação do empreendimento. "Estamos satisfeitos com o desempenho da usina. Acompanhar a operação desse empreendimento, único na América Latina, está sendo uma excelente oportunidade de adquirirmos experiência em energia solar. Queremos avançar com a tecnologia fotovoltaica e continuar expandindo o potencial do Brasil para gerar energia através do sol", afirma o diretor de Implantação e Operação da MPX, Marcus Temke.
Nova expansão
A Solar Tauá possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW. No entanto, a empresa já enviou projeto para ampliação da usina solar em até 50 MW de capacidade à Aneel. A agência informou que o departamento responsável pela triagem dos pedidos ainda não recebeu o documento enviado pela MPX.
No entanto, a assessoria da agência observou que ele pode ainda estar sendo protocolado para, então, ser enviado para a apreciação da superintendência da agência ou para a reunião do conselho.
Negócios da MPX
A MPX é a empresa de energia do Grupo EBX, de Eike Batista, e possui negócios complementares em geração elétrica, mineração de carvão e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A empresa tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica, que excede 14 GW de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder. A MPX possui também ativos de classe mundial de carvão de baixo nível de emissões, na Colômbia, e de gás natural, no Maranhão, que irão abastecer as termelétricas da empresa.
No Ceará, a empresa constrói duas usinas termelétricas, a Energia Pecém (720 MW) - em parceria com EDP - e a UTE Pecém II (365 MW), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Na área de energia solar, a MPX construiu, em Tauá, a primeira usina solar em escala comercial do Brasil, conectada ao SIN, com capacidade inicial de 1 MW e projeto de expansão até 50 MW.
Última modificação 23/02/2012 10:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga