quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CAPRINOS


Recife sedia Conferência Internacional de Caprinos. O Evento acontece de 19 a 23 de setembro, com presença de pesquisadores de renome internacional.
Informações recebidas de Aline Guedes, Assessora de Comunicação do INSA/MCT.

Pesquisadores de renome internacional, da área de caprinos, se reunirão no Mar Hotel Recife, Pernambuco, Brasil, no período de 19 a 23 de setembro de 2010, com o objetivo de discutir problemas e soluções para o aprimoramento da caprinocultura em nível mundial. Trata-se da 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010), cujo tema central é “Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes”.

Dentre os palestrantes internacionais confirmados, está o pesquisador da Universidade da Geórgia (EUA), Dr. Corrie Brown, que vai falar sobre doenças de caprinos e seus impactos econômicos; o pesquisador da Macaulay Land Use Research Institute, do Reino Unido, Dr. Robert Orskov, responsável pelo aprimoramento da metodologia de avaliação de alimentos usada até hoje, versará sobre os novos desafios na alimentação de pequenos ruminantes para países em desenvolvimento; a pesquisadora da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas, BOKU (Áustria), Dra. Maria Wurzinger, ministrará palestra sobre estratégias de melhoramento baseadas no conhecimento dos pequenos produtores; e o presidente da IGA, Dr. Jean Paul Dubeuf, falará sobre o tema Diversidade e desafios da caprinocultura para pequenos produtores ao redor do mundo.

Além desses nomes, o evento contará com a presença de representantes do Instituto Internacional de Pesquisas Florestais, Agrícolas e Pecuárias (INIFAP), do México, e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A professora Maria Norma Ribeiro, membro da diretoria da IGA e do Comitê Executivo do evento, ressalta que a preocupação dos organizadores é buscar meios para impulsionar a caprinocultura, devido à sua importância econômica e social em regiões semiáridas do mundo inteiro.

“Muitos países possuem áreas onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola e os caprinos representam uma atividade muito relevante, devido à sua aptidão para produzir leite e carne a baixo custo, além de servir como fonte de renda, por meio da produção de peles” – assegura.

O evento da IGA 2010 é fruto de uma parceria firmada entre Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (EMEPA). Serão oferecidos cursos, palestras, visitas técnicas, desfile de moda e festival gastronômico.

A programação é destinada a especialistas do setor caprino, agricultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. Os melhores trabalhos científicos apresentados no evento serão publicados na Revista da IGA, a Small Ruminant Research, que tem ampla circulação internacional. Os interessados devem fazer sua inscrição online, por meio do endereço eletrônico: http://www.iga2010.com.br/pt/.

--
Aline Guedes
Assessoria de Comunicação
Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT)
Edifício da Associação Comercial e Empresarial
Av. Floriano Peixoto, 715 – 2º andar Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga