sábado, 31 de julho de 2010

MEIO AMBIENTE. CICLOVIAS.

Como seria bom que nossos Governantes adotassem políticas direcionadas à intensificação do uso da bicicleta nas grandes metrópoles, construindo ciclovias.
Recife é uma cidade de trânsito caótico sem saída. A propósito, artigo publicado pelo Jornal "Diário de Pernambuco", inserida na Coluna de Júlia Cakowics, e com comentários do cidadão Fernando.

Londres ganha novas ciclovias e espera uma revolução.


Londres, cidade das mais cosmopolitas do mundo, entrou na briga pelo hábito das bicicletas com lugares como Amsterdã, França e Berlim. Claro, as ciclovias já existem por lá há um bom tempo e, por isso mesmo, precisam de um incremento.

Criadas para amenizar o trânsito caótico do centro da cidade, elas já apresentam engarrafamentos e ainda têm aquele problema comum por aqui, no Recife, de ligar “nada a lugar nenhum”.

A promessa agora é de grandes mudanças com o projeto Cycle Super Highway e o investimento de 11 mil libras (pouco mais que R$ 30 mil). O dinheiro será destinado à criação da nova ciclovia, na melhoria das vias existentes e na criação de novos estacionamentos.

A intenção é permitir que os ciclistas circulem com maior velocidade, mais segurança e possam chegar da periferia ao centro de Londres. Inicialmente, as primeiras duas super highways serão entregues. Mas até 2015 serão outras 10.

Uma das rotas ligará o centro a área de Canary Wharf, uma das regiões mais movimentadas por trabalhadores. E que já registra a média de 600 ciclistas por hora durante os momentos de pico das manhãs.

Com tudo isso, além do investimento em propaganda, o poder público pretende criar uma revolução nos hábitos: a revolução das bicicletas. A meta é de aumentar o ciclismo em 400% até 2025, comparado com números de 2000.

Achei o máximo e fiquei com aquela invejinha… Queremos aqui também. O que acham? Vejam abaixo o vídeo, em inglês, da campanha pela Revolução das Bicicletas.

Esse post foi escrito em 31 de julho, 2010 às 10:21 e está arquivado sob Notícias. Você pode seguir eventuais respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Ping atualmente não é permitido.

3 Responses to “Londres ganha novas ciclovias e espera uma revolução”
1.Fernando Diz:
31 de julho, 2010 às 14:04
Oh Júlia, que video maravilhoso.
Olha, aqui em Vancouver já ocupamos quase um quarto das ruas do centro da cidade. Isso não é só incentivo do poder público, é também pressão da grande comunidade de ciclistas existente aqui.

Ando de bicicleta por aproximadade 12 anos. Descobri a praticidade da bicicleta para minha vida diária, depois que comecei a perceber que na maioria das vezes o local do meu destino, ficava muito mais curto e rápido quando eu usava a bicicleta, e assim fui descobrindo que poderia ganhar 20 minutos a mais da minha casa até o trabalho ,além de sempre chegar disposto, evitava os transtornos da depedência do ônibus o do estresse no trânsito quando dirigia, isso causa lo desestimulo.

Recife precisa mesmo de uma política pública de transporte. Cidades como o Recife cujo traçado urbano é caótico, precisa estimular o ciclismo e o transporte público. Não o que ocorreu com a via mangue.Eessa obra é dinheiro público feita para a inciativa privada.
A via mangue deveria ser um metrô de superficie integrado(como tem aqui em Vancouver) que é muito mais eficiente (por ter capacidade para um número infinitivamente maior de pessoas) do que o ônibus que tera seus percalsos estratégicos.
Integrar o transporte alternativo ao sistema de transporte público não é só uma questão de bom senso, é uma questão acima de tudo de inteligência por pensar a cidade de um modo prático. Nós precisamos de praticidade, e o ciclismo significa isso.

2.Fernando Diz:
31 de julho, 2010 às 15:37
Errata Local do meu destino …sem vírgula.
Percalço*
aiai..

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga