sexta-feira, 30 de julho de 2010

GUARDIÕES DA BIOSFERA

Do Jornal o Povo, 29.07.2010.


Educadores participam de oficina sobre
o projeto Guardiões da Biosfera

Da Redação Foto: Marjory Sichito


Começou nesta quinta-feira (29) e vai até sexta (30), o projeto Guardiões da Biosfera, uma parceria do Instituto International Paper (IIP) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O objetivo principal do projeto é fazer com que os professores de educação física e artes das 16 escolas municipais de Três Lagoas trabalhem em sala de aula de forma lúdica e atrativa o tema do meio ambiente, abordando os biomas brasileiros.

Os 93 educadores estão divididos em quatro turmas para os dois dias de capacitação, que é ministrada pela arte educadora, Valdinete de Jesus Santos Moura, e pelo biólogo e educador ambiental, Laércio Fradique de Moura, ambos da Caravana Ambiental que presta serviço ao IIP.

A capacitação aborda o bioma brasileiro da caatinga, com oficina de teatro de varetas para trabalhar em sala de aula os personagens do almanaque Guardiões da Biosfera, informa o biólogo.

Este ano, a oficina do projeto, que já abordou os demais biomas com alunos do 5º ano – mata atlântica, pantanal e serrado – é destinada para as crianças do 4º ano. “Depois, em sala de aula, os alunos montam os personagens do teatro e suas histórias. É uma forma de resgatar a técnica do teatro de varetas e serve como fonte de estímulo para a atividade da criança”, explicou Laércio.

Para Jony Michel Martins, professor de educação física da Escola Municipal Nelson Custódio, este tipo de oficina é a forma ideal para trabalhar com as crianças o tema meio ambiente: “é preciso saber como atingir, pois a criança ainda não tem noção do que é meio ambiente, e talvez só o tenha com maus exemplos. E nós buscamos outra forma para competir com isso”.

Jony acrescenta ainda que a oficina é uma importante ferramenta para a educação: “com os personagens do teatro nós entramos no mundo infantil, e para a criança é mais fácil acreditar no que o boneco diz, do que em nós, adultos”, reiterou o professor.

Os demais biomas brasileiros foram trabalhados em anos anteriores. Ainda conforme Laércio, o projeto Guardiões da Biosfera desenvolve atividades com os professores da REME, em parceria com a SEMEC, desde o ano de 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga