segunda-feira, 26 de julho de 2010

AINDA SOBRE A UC DA CAATINGA EM SERRA TALHADA

Estudo preliminar identificou presença de espécies ameaçadas de extinção na
área de cerca de mil hectares na região do Sertão do Pajeú


Serra Talhada deverá ganhar uma Unidade de Conservação Ambiental

O município de Serra talhada, localizado no Sertão de Pernambuco, deverá ter sua primeira Unidade de Conservação (UC). O processo de vistoria, estudo e análise de um perímetro localizado entre a Fazenda do Saco, a Mata da Pimenteira e serras dos arredores já está sendo realizado pela Associação Pernambucana de Defesa da Natureza, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O estudo identifica a fauna, flora, recursos hídricos, tipo de solo, além de outras características da área, que possui cerca de 600 hectares. O secretário executivo de meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, e técnicos da Sectma e CPRH estiveram no local no início desta semana (06 e 07 de julho) para a realização de uma vistoria conjunta visando à criação da UC.

Na ocasião, foi promovido um encontro na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), ligada à UFRPE, que reuniu pesquisadores, representantes da Sectma, CPRH, Instituto de Pesquisas Agropecuárias (IPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração das áreas de proteção ambiental federais do Brasil, e Prefeitura local.

Durante o evento, o secretário Hélvio Polito promoveu uma palestra sobre políticas públicas e a analista ambiental da gerência de Unidade de Conservação da CPRH, Joice Brito, falou sobre o passo a passo para a criação de uma UC.

O próximo passo para a implantação da Unidade de Conservação será a definição sobre a categoria em que ela deverá ser incluída e sua área de abrangência. Há a possibilidade da UC de Serra Talhada ser uma unidade de conservação de proteção integral, ficando restrita a pesquisas, ou uma unidade de conservação de uso sustentável, o que irá admitir outros usos como o plantio e moradia. Já a área de abrangência da UC poderá ficar entre 300 e 600 hectares.
Veja na página da www.sectma.pe.gov.br

Dra. Ednilza Maranhão dos Santos
UFRPE/UAST/CUSBCAA/GHUAST
CRbio 19676/5-D
http://lattes.cnpq.br/5812920432455297

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga