sexta-feira, 20 de abril de 2012


"Situação volumétrica dos reservatórios das hidrelétricas da CHESF – 20/04/2012.


Geração de energia – uma rápida análise: Temos acompanhado de perto pelo noticiário televisivo, a lamentável situação volumétrica das principais hidrelétricas do Sul do país, ocasionada pela seca. Como o sistema gerador de energia elétrica do Brasil está interligado, atualmente, segundo informações do Operador do Sistema Elétrico (ONS), a região Sul tem recebido expressiva quantidade de energia (fala-se em cerca de 6.000 Mw), oriunda de hidrelétricas de outras regiões do País, principalmente do Nordeste. Não é de se estranhar que, mesmo estando em um mês (abril) cujos reservatórios ainda deveriam estar em fase de “acumulação” volumétrica, atualmente no Nordeste as hidrelétricas da Chesf já começaram a “disponibilizar” seus volumes acumulados no período das águas, para o atendimento da geração de energia. A Seca que já vem castigando boa parte do País (inclusive o Sul), tem resultado na diminuição volumétrica dos reservatórios, cujos volumes afluentes (volumes que entram na represa) tem-se apresentado menores do que os defluentes (volumes que saem da represa). Com a continuidade desse aspecto aqui no Nordeste, é de se esperar que a situação volumétrica de suas hidrelétricas (Sobradinho e de Itaparica, principalmente) comece a entrar em processo preocupante. Lembramos que em 2001, em período de seca semelhante ao atual, o reservatório de Sobradinho atingiu um volume crítico, de apenas 5%. João Suassuna.



Situação volumétrica dos reservatórios das hidrelétricas da CHESF – 20/04/2012

Estamos iniciando uma atividade semanal de informação, aos interessados, dos estágios em que se encontram os níveis de acumulações volumétricas dos principais reservatórios da Chesf, na bacia do rio São Francisco. No caso específico da região do Sub-médio São Francisco - local onde é gerada a maior parte da energia elétrica do Nordeste -, os reservatórios, principalmente o de Sobradinho, acumulam água no período de novembro a abril, para disponibilizarem os volumes acumulados, no processo de regularização das vazões do Velho Chico, no período de maio a outubro. Estamos no dia 20/04/2012, portanto, em período no qual os reservatórios estão numa fase de acumulação volumétrica. Acompanhem a evolução desse processo, nos endereços abaixo, clicando no canal “Bacia do Rio São Francisco”.

20/04/2012

Reservatório Data Afluência Defluência Volume

(m³/s) (m³/s) útil (%)

Sobradinho 19/04 1660 2310 79,40

Itaparica 19/04 2000 2171 61,40

Xingó* 19/04 2173 2167 -

* - Não há percentuais acumulatórios, tendo em vista o rio correr em seu leito, a fio d´água

Dia 13/04/2012

Sobradinho – 80,50%

Itaparica – 64,40%

Xingó – Não há percentuais acumulatórios, tendo em vista o rio correr em seu leito, a fio d´água (Afluência – 2.363 m³/s / Defluência – 2.527 - m³/s).

Fonte: Chesf

http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/paginas/sistema_chesf/sistema_chesf_bacias/conteiner_bacias

Fonte: ANA

http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/saladesituacao/default.aspx

É o Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semiárido (NESA), da Fundação Joaquim Nabuco, divulgando a realidade do Nordeste seco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga