quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Sobre o Caos no Alto do Capibaribe

Prezados é um absurdo o que acontece em um dos trechos do rio Capibaribe, principalmente em Santa Cruz do Capibaribe, logo a frente da Fazenda Fieza. Um dos proprietários vizinhos a fazenda, vem retirando areia do leito do rio ocasionando assoreamento e modificando a paisagem natural desse percurso do rio, além de promover uma evaporação mais rápida da água disponível, que antes estava protegida pela camada de solo (nesse período de seca a água corre lentamente por baixo do solo, processo natural para os rios em áreas semiáridas nessa época seca). Esse é um dos trechos mais preservados do leito do Capibaribe e os impactos decorrentes desse feito são enormes principalmente para a comunidade do entorno.

Segundo Ricardo Braga, um dos especialistas sobre o assunto, descreve: Mas como, se lá já não tem água? “É que o senhor não vê; ela está dentro da areia”. Mesmo seco, sem vazão, aquele leito sustenta o homem da região porque debaixo dele estão guardadas chuvas passadas, como numa enorme cisterna natural, com a água protegida da evaporação e sem fugir para o mar.

Então devemos lutar para impactos como esse não acontecer, é o que vem fazendo alguns defensores do meio ambiente em Santa Cruz do Capibaribe. Os responsáveis por esse dano devem ser punidos conforme as leis ambientais vigentes. Pedimos mais atenção para um dos rios mais importantes do nosso Estado. Esse rio que navega uma história encantadora do nosso povo e que vem pedindo socorro a cada segundo!!!

Pedimos uma ação urgente as instituições ambientais e fiscalizadoras municipais,estaduais e federais.

Sem mais

Ednilza Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga