sábado, 23 de julho de 2011

PROJETO PREVÊ REALIZAÇÃO DE PLEBISCITO SOBRE ENERGIA NUCLEAR.


A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 225/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que convoca plebiscito sobre energia nuclear no País. Pela proposta, os eleitores serão questionados se concordam ou não com a manutenção das usinas nucleares já instaladas e a criação de novas usinas.

Data: 18/7/2011
http://www.geodireito.com/Conteudo/Geojuridicas.asp?notCodigo=3954&acao=DetalheNoticia
Fonte: Direito2

Contrário à energia nuclear, o deputado critica o custo da construção e manutenção das usinas e também a falta de transparência no setor. Segundo ele, o plebiscito é a melhor forma de envolver a população brasileira nesse debate.

Na avaliação do parlamentar, “a população brasileira precisa conhecer a verdade sobre as usinas nucleares e as alternativas disponíveis. E então ela vai opinar se quer ou não a continuidade das usinas.”
Usinas em funcionamento

O Brasil tem duas usinas nucleares em funcionamento, Angra 1 e 2, que produziram, em 2009, 2,93% do total de energia do País. A principal fonte energética do Brasil são as hidrelétricas, que respondem por 90% da matriz energética nacional.

Está em andamento a construção de uma terceira usina, Angra 3, que deve entrar em funcionamento em 2015.

Mundo

O debate sobre energia nuclear voltou à ordem do dia depois do acidente na usina japonesa de Fukushima, em decorrência do tsunami que atingiu o país em março.

Desde então, o governo alemão já decidiu abandonar o programa nuclear e os cidadãos italianos decidiram, pela segunda vez, contra o investimento do país em usinas nucleares.

Dados da Eletronuclear dão conta de que, em 2009, estava em funcionamento 441 reatores comerciais em 29 países que representam 2/3 da população mundial.

Pelo levantamento, os Estados Unidos lideram a produção mundial de energia nuclear, seguido da França e do Japão. Enquanto nos EUA as usinas corresponderam a 20% da energia produzida, na França essa matriz correspondeu a 75% da produção do país em 2009.

Tramitação

A proposta precisa ser votada em Plenário, mas antes será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

42 comentários:

  1. como já sabemos a radioatividade pode causar grandes problemas. Por isso devemos lutar todos juntos para desativar a construção de mais uma usina radioativa.
    no brasil temos 2 angras, e esta sendo construido a 3º mais se for construida, sera mais uma possibilidade que faça que o nº de mortabilidade seja maior. pois a radioatividade causa problemas serio, como por exemplo o Fukushima que aconteceu no japao em marco de 2001. por isso vamos ajudar a melhorar o nosso pais.

    Keila Ferreira, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  2. No Brasil ja existe 2 usinas nucleares, e esta sendo construido mais uma a angra 3. Na minha opniao e acredito que de muitos tambem seja é que nos nao precisamos de usinas nucleares, porque no Brasil. Já existem vários represas para gerar energia para pessoas.

    Ana Karine, Dionisio Cerqueira/Sc

    ResponderExcluir
  3. Seria muito importante se vetasse a construcao de mais usinas nucleares. pois a radioatividade que é liberado por elas causa varios doenças; que podem até matar milhares de pessoas de uma so vez. por isso que e importantissimo vetar a construcao das usinas nucleares no brasil

    Diana Tozatti, Barracão/Sc

    ResponderExcluir
  4. eu sou contra a instalacao de usinas nucleares no brasil pois elas trazem muitos riscis as pessoas e a natureza e pode levar tudo a morte. ja vimos os exemplos em goiania, chernobyl na ucrania e fukushima. e nós não queremos isto. por isto digo não a instalação de usina nuclear.

    Ana Claudia de Almeida, Dionisio Cerqueira/Sc

    ResponderExcluir
  5. Não devemos ter pr que pode acontecer como Fukushima, e ninguem que isso, e ja aconteceu em Goiania.
    E temos varias outras fontes de energia alternativas de energia nucleares, e as usinas nucleares podem superaquecer e causar um desastre imenso deixando as pessoas com varias sequeleas e neigum quer isso, então vamos dizer Não as usinas nucleares.

    Leonardo Tafarel,Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  6. Nosso país nao precisa de uma usina nuclear nós nao precisamos viver uma trajedia tao grande para saber que, podemos gerar lucros para a nossa nacao de outras formas.

    Dara Ferrasso, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  7. eu nao quero as usinas nucleares pq pode prejudicar muito o brasil.


    Alessandra Leves, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  8. Há muitos fatores para que não podemos ter, usinas nucleares no Brasil, os fatores que temos fontes de energia renovaveis com eolica, solar e etc.
    Não é necessario usar energia nuclear para quenão prejudica nosso país


    Willian Machado, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  9. Os riscos que as usinas nucleares trazem para o pais sao enormes, nela todas os precessos nucleares ocorrem dentro do reator nuclear, que é um reservatorio isolado, por isso quando o sistema de refrigeracao falha, a temperatura no interior do reator aumenta muito, fundindo a contencão de aço do reator e permitindo então o vazamento da radioatividade, e ai ós nos perguntamos: com todos o risco que corremos, ainda querem instalar usinas nucleares no Brasil? Existem tantas meios de se produzir energia, porque escolher usinas nucleares então?
    A radioatividade liberada pelo reator danificado é como uma sentença de morte para a população, as consequencias sao catastroficas e e irreparaveis.
    Por isso, nao devemos nos emitir e ficar calados, devemos dizer nao a usinas nucleares no Brasil.

    Emeline Cogo, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  10. Porque o brasil tem um grande potencial em energia hidreletrica, sem necessidade para mas uma usina nuclear, pois ela pode trazer riscos para todo o país em caso de um acidente nuclear.
    Os riscos que as usinas oferecem sao enormes, e as consequencias sao catastroficas e irreparavel, por isso devemos dizer NÃO, e, nao ficar calado para esse tipo de coisa e ficar correndo riscos.


    MAURICIO AUGUSTO GABRIEL, BARRACÃO/PR

    ResponderExcluir
  11. nao queremos usinas nucleares no Brasil, as consequencias dessas usinas sao terriveis, vazamentos ou explosoes nos reatores por falhas nos seus sistemas de seguranca provocam varios acidentes nucleares, esses os quais contaminam e matam milhares de pessoas, acidentes que provocam muitas doencas que podem passar de geracao para geracao.

    se nao ha nescessidades no Brasil, por que correr o riscos de matar e contaminar milhares de pessoas?

    esta na hora de parar de pensar em somente os beneficios, e olhar mais para as consequencias das usinas, elas podem causar danos para a saude inreparaveis!

    Ana Leticia, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião a implantação de usinas nucleares é um perigo, e não concordo com a instalação delas aqui no Brasil, pois alem delas sere um problema para nos seres humanos, ela pode causar varios tipos de dificuldades com por exemplo a deformação de fetos e tirando doençs quase incuraveis, como o câncer.
    Por fim as usinas nucleares não é um beneficio, mas sim um grande problema onde devemos pensar antes de instalar aqui no Brasil

    Leila Pinnow, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  13. mesmo quas usinas nucleres emitem pouco carbono elas, utilizam elementos quimicos como o uranio, para o funcionamente dos reatores, e o principio da fissao nuclear o qual exige um grande processo para geracao de calor.
    porem se ocorres algumas falhas durante o processo, a temperatura ira se elevar levando a fusao do reator, ou o liberacao de radiacao para o ambiente, as quais podem causar grandes consequencias, que duracao por milhares de anos, dificultando a vida de muitas pessoas e causando danos irreversiveis. por isso pense bem por que correr o risco de se obter energia por meio de usinas nucleares se podemos obte-la usando fontes naturais e seguras?

    Patricia Schreiber, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  14. As usinas nucleares tem causado muitos desastres no mundo, tem acabado com paises inteiros, deixamdo de lado qualquer possibilidade de reverter a situação.
    Muitos países tentam desligar suas usinas nucleares ou rever suas construções.
    Um caso é o Brasil, duas usinas, Angra I e II, pretendendo assim construir Angra III. A sociedade brasileira esta em campanha para que não ocorra essa construção.
    O Brasil tem recursos naturais em abundância como o sol, a agua e o ar, alem das estraidas da biomassa para o desenvolvimento de energia, sem falar do espaço e lugar onde pode ser instaladas, pois nisso o Brasil é rico, fazendo isso deixaremos o perigo das usinas nucleares de lado, sem precisarmos nos preocupar com o futuro que nos aguarda.

    Ana Paula Marques da Silva, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  15. eu nao sou a favor, por que sabemos que as usinas nucleares tem poucos benefcicios e tememos seus riscos.
    para nos nao é nescessario que as usinas nucleares sejam emplantadas e solo brasileiro, pois ja conhecemos os riscos e as consequencias dessas potencias. se nos jovens somos o futuro nao deveriam, antes de implantes usinas nucleares saber que o risco é nosso e de nossos filhos.
    o brasil é respeitado por suas reservas naturais, belezas exoticas e cultura impositiva, mesmo assim nossa contribuicao para poluicao e efeito estufa sao grandes, entao nao sera uma escolha correta implantas aqui essas usinas e assim diminuir ainda mais o tempo de vida da terra e dos seres humanos.

    Daiane Biscaia, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  16. USINAS NUCLEARES
    O tragico desastre nuclear de Fukushima, no Japão, acordou a humanidade para os riscos da energia nuclear.
    O Brasil têm recursos naturais em abundância como sol, agua e ar alem das estraidas da biomassa para o desolvivemento de energia. Acidentes naturais, falhas tecnicas e falhas humanas acontecem, e os efeitos cancerigenos das radiações sendo de conhecimento geral, alem das mortes e impactos sobre o meio ambiente e da saúde da população.
    A usina nuclear nao é limpa. Todo o reator produz dejetos que continuarão radioativos por milhares de anos. Até o presente não teve solução segura para o problema de armazenada o lixo atômico.
    Nós não queremos uma politica energetica que ameaçe a geracões presentes e futuras!Vamos lutar por um modelo limpo, sustentável e renovável!


    Suzana Schneberger, Dionisio Cerqueira/Sc

    ResponderExcluir
  17. os beneficios trazidas pelas usinas nucleares sao ate bons, mais as riscos sao muito grandes. se por um acaso houver um acidente ou um super aquecimento nos seriamos muito prejudicados, pois a radiacao é um assunto serio.
    os efeitos da radiação podem durar decadas prejudicando o meio ambiente, e as pessoas que habitam precimo ao local.
    o brasil possui um grande potencial energetico gerado por suas usinas hidreletricas, por isso não há a necessidade de mais uma usinas nuclear.


    Gerci Matheus Gaides, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  18. Não devemos ter usinas no Brasil por que é um risco que o Brasil corre de houver explosões igual a de Fukushima. Tambem exite muitos outros fatores. Brasil tem fontes de energia para abastecer o pais.
    O Brasil vai correr um grande risco se houver instalacão de novas usinas nucleares, pois se houver um super aquecimento vai ter uma grande explosão


    Lucas Surdi, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  19. eu concordo com a estalacao das usinas no Brasil, por que pode render dinheiro ao país.

    Alison Frota Motta, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que tem seu lado possitivo e negativo , poderia render lucro ao mais e ao mesmo tempo estaria pondo em risco a população , com a radioatividade que seria emitida caso ocorrese algum acidente.

    Roger Lima Avatar , Dionisio Cerqueira - SC

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Usina Nuclear=Risco Total
    É importante o questinamento em nossa sociedade sobre os riscos que as instalações de usinas nucleares podem oferecer oa nosso país.
    Sabemos que, a energia nuclear além de ser usada como fonte de energia alternativa,também é favoravél em caso de guerra.
    Apesar de trazer alguns beneficios ao país qual pertence,as instalações de usinas nucleares podem trazer danos irreversíveis a sociedade.E quando se pensa em ríscos que as instalações de usinas nucleares podem oferecer,logo se conclui que temos muito mais a peder, do que a ganhar com isso.Essas instalações são construções complexas devido a diversas tecnologias empregadas.Problemas durante a produção de energia,no reator por exemplo pode ocasionar em vazamentos de radiações altamente perigosas.podendo num futuro desencader um cançêr.
    Por esses motivos acima relatados,que eu concluo que para o bem de uma sociedade,lugar,ou qualquer ser vivo, devemos tentar impedir mais instalações de usinas nucleares no Brasil.

    Elienay Brandão de Oliveira,Dionisio Cerquira-SC

    ResponderExcluir
  23. Com o rapido aumento da população mundial, os paises precisaram encontrar outra forma de gerar energia, e assim começaram a utilizar as usinas nucleares, para gerar energia. Países de baixa hidrografia costumam usar essa forma de energia exemplo: Lituania, França e Japão.
    O Brasil não prcisa usar este tipo de energia, pois tem varios rios que podem ser usados para a construção de hidroeletricas, e tem muitos locais com correntes de ar onde podem se instalar usinas eolicas.
    Então o Brasil não necessita desta forma de energia nuclear, para abastecer seu sistema energetico, isso é um risco desnecessario pelo qual nos, o povo brasileiro não preecisa passar.


    Leonardo Lippi,Barrcão/Pr

    ResponderExcluir
  24. minha opniao sobre as usinas nucleares no Brasil, é que a gente é muito favorecido com grandes rios e não é nescessario a utilizacao de energia nuclear pois só 2% da energia produzida nas usinas de Angra dos Reis é utilizada no País. Alem de ser uma tecnologia de risco acentuado para o ser humano e a natureza. A maior oposição vem dos ambientalistas que são especialistas no assunto e temos fontes renovaveis e limpas como o vento, as mares e a agua que já são suficientes.

    Dartangnan Felicio, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  25. Sou contra a implantação das usinas nucleares no Brasil. Pois o Brasil é rico em outras fontes de energia. E sem contarmos que nos corremos nenhum risco caso ocorra uma catostofe.


    Mateus Ferrazzo Machado, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  26. usinas nucleares no Brasil : NÃO ! as fontes já são necessárias para o abastecimento do país , e desgastar mais uma fonte só leva o país pro brejo.


    Escolástica do Amaral 2ª "F"
    Bom Jesus do Sul - PR

    ResponderExcluir
  27. não sou a favor das usinas por que pode acontecer algum acidente e nós pagar por anos.


    Rafael P de Camargo, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  28. Se houver uma explosão maior que a do Japão, por exemplo, uma explosão nuclear poderia devastar uma cidade ou até um estado isso poderia ter uma reaçao muitas doenças e contaminação de aguas dos alimentos isso não pode acontecer. Nos podemos dar um basta nas usinas nucleares.


    Junior, Barracão/ Pr

    ResponderExcluir
  29. não sou a favor das usinas nucleares, por que elas trazem mais prejuizo do que beneficios quando ocorre um acindente.


    Junia Meireles, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  30. Eu sou contra a implantação das usinas nucleares, por que elas são muito perigosas. E o Brasil é rico em outras fontes de energia. E elas vão sair muito caras. E o Brasil pode utilizar o dinheiro em outras coisas.


    Cristiane Meireles, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  31. Ich bin dafür, dass Atomkraftwerke in Brasilien, wollen wir Geld nach und nach um ihn zu demütigen diese Leute dumm.

    Schnaider Muller, Munichen/Na

    ResponderExcluir
  32. Eu sou contra a instalação de usina porque ela pode prejudicar as pessoas, poderiam usar a agua, o vento e o sol e absorver todas essas energias usando-as em todo o Brasil e tambem em alguns lugares do mundo. Se eles não constuissem mais usinas nucleares a saúde das pessoas não seria afetadas.



    Rosiele Barabosas, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  33. eu sou contra as instalações das Usinas Nucleares por que devido ao seu risco de acidente.

    Eduardo Volpatto, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  34. Eu sou contra as usinas nucleares no Brasil porque elas não vão trazer benificios nenhum para o Brasil, ao contrario elas vão trazer só desgraças




    Alaercio Zanon, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  35. Bom eu sou contra as usinas nucleares no Brasil. Porque o Brasil possuem varias fontes naturais e bem mais baratas que nao prejudicam o meio ambiente e os seres humanos.
    Acho que isso é so uma ilusao estarmos só gastando dinheiro em uma coisa que na vai dar lucro.

    Alessandro Bugança, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  36. Eu sou contra as usinas nucleares. No Brasil há tantas outras maneiras de se transformar em energia como o vento, a agua e o sol e absorver todas essas energias e usando-as em todo o Brasil e em alguns lugares do mundo.


    Keila Mara Martins, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Marcia, e sou contra a instalação das Usinas Nucleares. Por que a professora falo que é prejudicial a saude do ser humano, quando mal operado.

    Marcia da Costa, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  38. sou contra pois a radioatividade é prejudicial a natureza e a saude humana.

    Patricia Da Luz, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  39. Eu sou contra as usinas nucleares. Por que prejudica a natureza e a saúde humana.



    Elenice de Fatima Vargas,Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  40. Meu nome é Douglas, e eu sou a favor do plebiscito por que se acontecer algo, podemos sofrer por anos.

    Douglas da Rosa, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  41. Eu sou a favor do plebiscito por que as usinas nucleares são muito perigosas e podem acontecer outros problemas no futuro.


    Douglas de Lara, Barracão/Pr

    ResponderExcluir
  42. sou contra as usinas e a favor do plebiscito, e assim contribuindo com a natureza brasileira.

    Leomar Lara de Lima, Barracão/Pr

    ResponderExcluir


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga