quarta-feira, 20 de abril de 2011

SOBRE A SEMANA DA CAATINGA EM FORTALEZA.

Paisagem da Caatinga - Chapada do Araripe - Foto: MMA



Ministra do Meio Ambiente abrirá Semana da Caatinga.

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, e do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa da Costa, farão oficialmente, na próxima segunda-feira (25), às 15 horas, no plenário do Poder Legislativo, a abertura da Semana Nacional do Bioma Caatinga no Ceará. A programação que se estenderá até o dia 30, alcançará diretamente 68 municípios. Na abertura da semana, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga que se comemora, anualmente, a 28 de abril, será entregue a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, de cujo Comitê da Reserva da Biofesta da Caatinga, reúne-se, para análise dos currículos e a respectiva escolha do agraciado com a honraria de 2011. A cada ano, por lei, a medalha destinada-se a homenagear seja uma pessoa física ou jurídica, alternamente. Este ano será a vez da pessoa física.





A partir do dia 26 debates e palestras acontecerão, no hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2.500), com visita pelas autoridades e participantes, à exposição de experiência exitosas do Bioma Caatinga trazidas do Interior cearense. A primeira palestra caberá a Coordenadora do Projeto Mata Branca, Tereza Farias. Ela mostrará resultados de seu trabalho à frente do projeto. Em seguida haverá explanação de representantes do Ceará e da Bahia, destinatários do projeto Mata Branca: Antônio Luís Mota, do assentamento Luar do Sertão em Quiterianópolis (CE) e de Arthur Sampaio e Edimilson Nascimento, ambos, da cidade de Curaça, a 592 km de Salvador, Bahia. Ainda, pela manhã, Alexandrina Sobreira, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga usará da palavra. Em seguida mesa redonda e palestra de Indaya Silva e Silva do Comitê Estadual da Caatinga da estado da Bahia. O Presidente da Reserva da Biostera de Bardenas, Don José Antônio Gayarre Bermejo, juntamente, com Luiz Carrica Narvaiz, da Comissão do Governo da Reserva de Bardenas, da Espanha, usarão da palavra relatando suas impressões.





No expediente da tarde, Rodrigo Castro, da Associação Caatinga do Ceará fala sobre a criação de unidades de conservação na caatinga. A mesa dos trabalhos terá participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Associação Caatinga, Conpam, Semace e Funceme. Pela Bahia participa a técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Sarah Maria Alves. Caberá a Ricardo Marques apresentar os resultados do Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental, o PRODHAM que atua realizando obras e serviços voltados para a preservação e recuperação de áreas degradadas. Já o Projeto Aguadas da Bahia será enfocado por Roque Aparecido da Silva. O uso sustentável da biodiversidade da caatinga: tecnologias e manejo será o tema da uma das mesas com a explanação da técnica da Universidade de Pernambuco, Márcia Vanusa da Silva. O professor PhD em zootecnia, catedrático (aposentado) da UFC, hoje pesquisador da Embrapa e Universidade Vale do Acaraú, João Ambrósio de Araújo Filho enfocará as tecnologias aplicadas ao manejo sustentável da caatinga. O Projeto São José será tema da palestra de Raimundo de Pinho Gomes e Nicolas Fabre.





O programa de regularização fundiária será abordado por representantes do Incra, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Idace e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Expositor: Ricardo Durval. Luciano Mattos, da Embrapa abordará os pagamentos dos serviços ambientais , enquanto Jorge Vivan, consultor do Banco Mundial discorre sobre metodologias e projetos em execução de serviços ambientais. Haverá ainda uma explanação sobre hortas pedagógicas por representantes da Bahia. Sistemas de energias renováveis nos processos produtivos agrícolas sustentável, bem como formação de agentes ambientais e patrimoniais da Região dos Inhamuns é o enfoque a ser dado pela Fundação Bernardo Feitosa. O setor ceramista, programa e produção mais limpa será abordado por Fernando Antônio Ibiapina Cunha da Cerâmica Torres.

No dia 27, José Ricardo Araújo Lima explanará sobre planos de manejos agroflorestais e agrossilvipastoris (modalidade dos Sistemas Agroflorestais, em que se combina árvores, cultura agrícola, forrageira e/ou animais numa mesma área ao mesmo tempo ou de forma seqüencial, sendo manejados de forma integrada). Ainda no mesmo dia, expediente da tarde, haverá uma mesa para discutir-se a integração dos setores governamentais, terceiro setor, parlamento e sociedade civil para implementação de políticas públicas no Bioma Caatinga. Com participação de representantes do governo estadual, Conpam, Assembléia Legislativa, Aprece e Pacto dos Inhamuns.

Já no dia 28, em Brasília, uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, abordará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe transformar o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais. À tarde, no Palácio do Planalto, solenidade de assinatura, pela presidenta Dilma Rousseff dos decretos do programa Caatinga Sustentável e da Comissão Executiva do PP da Caatinga.

Das 68 cidades do Interior do Estado cearense, contempladas com o Mata Branca, em seis delas onde há intervenção direta do projeto a programação da Semana da Caatinga será extensa: Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Nos demais municípios, onde, também o Projeto Mata Branca atua haverá, igualmente, atividades no decorrer da semana em escolas públicas municipais e estaduais.

20.04.2011
Assessoria de Imprensa do Conpam Pedro Gomes de Matos Neto – 85 b9984.440 e 3101.123.
Ranne Almeida - 85 9978.7019 e 3101.1234

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga