quinta-feira, 21 de abril de 2011

SOBRE O SEMINÁRIO EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE.


Durante a realização do Seminário "Valorização do Bioma Caatinga" na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, pudemos aferir o interesse da comunidade local, interesse estampado em trabalhos literários realizados pelos jovens participantes do Progrma PROJOVEM, sirigido, naquela cidade, pela entusiasta professora Edcley Lima, que nos presenteou com os trabalhos postados abaixo.


"CANÇÃO DA TERRA.

A música relata a destruição do meio ambiente, que está ocorrendo profundamente em decorrência da ação humana. A poluição do are da água, extinção de animais e dentre outras que são prejudiciais a natureza, e que poderão vir a trazer futuramente, conseqüências desastrosas para toda e qualquer vida na terra.

A preocupação e a conscientização e eminente no decorrer dos dias, eis que e preciso que haja uma mobilização entre pessoas para que soluções e providencias sejam tomadas a fim de resolver alguns dos problemas enfrentados pela população.

Se cada um fizesse a sua parte o mundo seria muito melhor para vivermos, pois o desenvolvimento sustentável trás muitos benefícios, alem do crescimento, também a preservação, que e de suma importância.
Cuidar e amar é preservar, por isso devemos fazer isso antes que seja tarde demais e o estrago tenha mais proporções."

Interpretado pelos aluno do provem Baixa verde, de Santa cruz da Baixa verde:
- Adriana,
- Ednaele Sousa Pereira,
- Janaína Lima da Silva e
- Valquíria Kaliny da Silva Cordeiro.


"MEIO AMBIENTE.

O meio ambiente é o espaço em que vivemos. Nele atualmente estar havendo muita destruição e desrespeito fazendo com que cada vez mais o mundo sofra com as conseqüências desses atos funestos.

Estar ocorrendo terremoto falta de chuva, ou acesso do solo, aquecimento global e entre outros, que trás muitos danos irreversíveis ao planeta.

O efeito estufa e um grande problema da que enfrentamos, ele nus protege contra os raios ultravioletas que causam doenças e entre elas o câncer de pele.

A sua preservação e de suma importância para todos, eis que a falta de cuidados pode levá-lo a destruição total e acabar com toda e qualquer vida existente na terra. Por isso precisamos que haja mais respeito para que não soframos com os resultados das nossas ações. Uma ou outra possível solução para isso e a reciclagem do lixo, pois muitas vezes, o transformamos em verdadeiras obras de arte, que podem ser úteis e reutilizáveis, melhor do que ficarem expostos no meio ambiente e demorarem anos para se decompor.

A economia de água deve ser controlada, pois o seu desperdício trará grande prejuízo a população e no futuro não muito longínquo ela ira nus faltar. A melhor maneira de mostrar o quanto nos preocupamos e contribuir para sua preservação...

A soma dos pequenos faz a diferença, por isso se cada um fizer a sua parte, já e um grande começo para mudar o mundo."

Alunos do Pro jovem Baixa Verde, de Santa Cruz da Baixa Verde:
- Adriana,
- Leandra,
- Lucineide da Silva Rodrigues e
-Guilherme Nilys Lima Sá.


A EMA Parabeniza o município de Santa Cruz, na pessoa da professora Edcley Lima, valendo que seu trabalho é um exemplo a ser seguido pelos demais Progrmas PROJOVEM existentes nos demais Municípios da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga