sexta-feira, 29 de abril de 2011

PESQUISA.


Estado será referência mundial para o clima

Pernambuco foi o local escolhido no Brasil para sediar

Centro de Tecnologias Climáticas. Mais nove países

serão contemplados e incentivarão uso de energias

renováveis.

Publicado em 29/04/2011, às 10h02
Do JC Online


Pernambuco será um dos dez lugares do mundo a receber um Centro de Tecnologias Climáticas Aplicadas (CTCA). A iniciativa é resultado de parceria entre o governo do Estado, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável e a Organização das Nações Unidas. Quinta-feira (28), foi firmado o repasse da verba pelo Banco do Nordeste para instalação da estrutura. O governo não divulgou quanto será investido nem onde será construído o centro.

A criação dos CTCA foi decidida durante a COP-16, realizada em Cancún, no México, em dezembro do ano passado. No centro serão desenvolvidas e aplicadas novas tecnologias limpas, que irão possibilitar a redução de emissões de poluentes e impactos socioambientais positivos.

A expectativa do governo é que o centro possa atrair tecnologias e parceiros para o uso de energias renováveis. "Vamos transformar Pernambuco em uma grande referência em energia renovável e difundir tecnologias pelo mundo", afirmou o presidente do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), Robson Oliveira.

O objetivo da organização é trazer centros de excelência energética para regiões com baixo índice de desenvolvimento. Segundo Robson Oliveira, a implantação do CTCA é resultado da ação integrada entre Organização das Nações Unidas (ONU), governo e iniciativa privada. "Um dos motivos para a escolha de Pernambuco foi porque o Estado conseguiu aliar esses três pontos. Além disso, o centro deverá criar tecnologias favoráveis à produção de alimentos, como as frutas do Vale do São Francisco", disse Oliveira.

A agricultura intensiva e a fruticultura serão apoiadas e incentivadas através da integração com as novas fontes de energia renovável. A ideia é reduzir os custos da produção e aumentar competitividade e qualidade. O CTCA também prevê conectividade e inclusão digital fora das grandes áreas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga