quarta-feira, 20 de abril de 2011

Noticiamos o falecimento do grande hidrogeólogo Aldo Rebouças.

Merecido descanso para o Aldo, por certo já cansado do sofrido enfrentamento da doença que o consumia. O Brasil perde um cientista e um cidadão exemplar. Humano, simples, firme na defesa de suas convicções, e de uma consistência científica que o fez respeitado nacional e internacionalmente. A Nação está de luto.

(Álvaro Santos)-Fonte para edição no Rema: Apolo Lisboa - apololisboa@gmail.com

"Quem foi Aldo Rebouças.


O professor Aldo Rebouças tinha graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado pela Universite de Strasbourg – França e pós-doutorado pela Stanford University – Califórnia, Estados Unidos.

Autor do primeiro documento a sugerir a inclusão do tema sustentabilidade na agenda de desenvolvimento dos países -, Aldo da Cunha Rebouças, era ainda um jovem geólogo formado pela Universidade Federal de Pernambuco, já alertava os órgãos públicos para o fato de que a má gestão e o uso inadequado da água comprometeriam a qualidade da oferta do produto. Ao longo de mais de 40 anos de pesquisa, ele defendeu obsessivamente a premissa de que “o conceito de água abundante, inesgotável e gratuita, uma dádiva de Deus ou de qualquer outra figura cósmica, da igreja ou de políticos, dos coronéis ou do homem, da natureza”, era uma ficção obsoleta. Necessidade de tratamento especial.

“A água subterrânea está presente nos terrenos sedimentares e não precisade nenhum tratamento especial, exceto a cloração”, explicou em entrevistaà Radiobrás, em 1999. Esse potencial, no entanto, é subaproveitado, apesarde as tecnologias de retirada dessa água serem relativamente simples e debaixo custo: basta uma bomba manual ou cata-ventos movidos a energiaeólica que custam entre R$ 200 e R$ 400.Um inventário recente dos poços já perfurados revelou, no entanto, quecerca de 30 mil deles não estavam equipados para a extração de água.Aldo Rebouças era uma referência mundial no estudo das águas. Em meados de 1970 o Nordeste “não lhe coube mais”.


Já casado com donaSuzana e com três filhos, Rebouças transferiu-se para a USP, onde fez oque considera sua maior contribuição para a hidrologia: descreveu oaqüífero Guarani, um manancial de água doce subterrânea de proporçõesgigantescas, localizado na região centro-leste da América do Sul, que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. “Descobri que ocristalino tem muita água”, resume, modesto. Até então a ciência descreviasó parte dessa imensa formação, o aqüífero Botucatu. A descoberta deRebouças foi batizada pelo uruguaio Danilo Anton, em memória dos povos indígenas da região.

Poços com in clinação.

Uma das soluções para o Nordeste, na sua avaliação, estaria na construçãode poços artesianos inclinados, já que a região está localizada sobre umafratura de rochas antigas, pré-cambrianas, de muito movimento. A outra, ea regra vale para todo o país, está na educação. “O cidadão brasileiro precisa ser informado ao máximo para utilizar, de forma cada vez mais eficiente, cada gota d`água disponível, reduzindo-se os desperdícios nas grandes cidades onde ainda se utilizam bacias sanitárias que necessitam dedescargas que consomem de 18 a 20 litros, quando se tem modelos no comércio que necessitam de apenas 6 litros”, afirmou."


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga