quarta-feira, 10 de julho de 2013

Água para quem precisa de Água! Chega de água subsidiada para a Termelétrica do Pecém!

This petition is awaiting approval by the Avaaz Community
Água para quem precisa de Água! Chega de água subsidiada para a Termelétrica do Pecém!
200
168
168 signers. Let's reach 200

Why this is important
O Ceará vive uma das piores secas de sua História recente. Em várias localidades, a água para o consumo humano é artigo raro e o gado dos pequenos agricultores tem sido simplesmente dizimado. O consumo de água imprópria, o carro-pipa e até problemas de abastecimento de água em Fortaleza voltaram à cena.

Enquanto isso, a política de alocação das águas apenas favorece setores como a irrigação para o agronegócio (que abusa do uso de agrotóxicos), a carcinicultura (cujos efluentes são também bastante poluidores) e, sobretudo para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Neste, somente para uma termelétrica a carvão estão destinados 993 litros de água por segundo (o suficiente para abastecer uma cidade de quase 600 mil habitantes). Como se emitir CO2 e consumir essa enorme quantidade de água doce não fosse o suficiente, o Governo do Estado (apoiado pela Assembléia Legislativa) concedeu abatimento de 50% do preço da água bruta fornecida a essa Termelétrica pela COGERH (Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos). Não basta contribuir para aquecer o planeta e piorar as secas? É preciso tirar do sertanejo as condições de se defender delas?

Não é isto que consideramos “desenvolvimento”. Trata-se, na verdade, de aprofundamento da desigualdade social, da privatização de um bem essencial para a vida humana e do absurdo de subsidiar a queima de combustíveis fósseis, destrutiva para o sistema climático, em pleno Ceará. Outra industrialização é possível, apostando em setores que não façam uso tão intensivo da água e/ou naqueles que apontem para o avanço de energias renováveis (como produção de painéis solares). Outra lógica para a água, idem, combinando captação local com estratégias de açudagem em diferentes escalas, adutoras e estações de tratamento de água. O que defendemos é a prioridade da água para consumo humano, a irrigação para agricultura familiar, industrialização com base em setores modernos e de baixa utilização de água.

Por meio desta petição, exigimos a revogação do desconto de 50% no preço da água bruta para a UTE-Pecém, por parte da COGERH e a reavaliação da alocação de água no Estado do Ceará com ampla participação popular.
Posted July 9, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga