quarta-feira, 13 de março de 2013


Baixo nível de barragens que abastecem o Grande Recife preocupa.


Tapacurá e Pirapama operam abaixo da capacidade. Compesa anunciou, na quinta, o racionamento de água na capital.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/03/baixo-nivel-de-barragens-que-abastecem-o-grande-recife-preocupa.html

Assista a matéria AQUI

Do G1 PE

No primeiro dia de racionamento no Recife, nesta sexta-feira (1º), o baixo nível da barragem de Pirapama, criada para acabar com a falta de água na Região Metropolitana, é preocupante, por conta da falta de chuva. Em muitas comunidades da capital pernambucana, as pessoas se organizam como podem para enfrentar o racionamento.

Há serviços que precisam ser feitos para melhorar a distribuição de água, mas tem também a falta de chuva que complica bastante a situação dos reservatórios. Ano passado, choveu 75% menos no Sertão e no Agreste e 40% menos na zona da mata. Fevereiro agora teve 30% menos chuva do que o volume médio previsto para a Região Metropolitana. No Recife, choveu só 20% do que era esperado.

De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Patrice Oliveira, a expectativa para março não é boa. “Esperamos que a partir de final de abril para maio começa a melhorar e a chuva comece a ser mais homogênea na região. Essas temperaturas estão três graus acima da média”, disse. As pessoas estão com mais calor e com mais necessidade de água. “E com mais evaporação nos reservatórios. É o que nós chamamos de chuva para cima, tem perdido muita água na evaporação também”, explicou Oliveira.

O nível das barragens que abastecem a região metropolitana do Recife preocupa. As principais são Tapacurá e Pirapama, que respondem por mais de 70% da água que vem para a capital. O Sistema Tapacurá está com a metade da capacidade. No caso de Pirapama, ano passado, ela estava operando ainda com 87% da capacidade e hoje menos de 12 milhões de metros cúbicos de água. “No ano de 2012, que foi um ano de estiagem, Pirapama no final do período chuvoso estava com 90% da capacidade. Então, esse ano, cuja expectativa é de um período chuvoso melhor do que 2012, embora abaixo da média, nós temos uma expectativa que Pirapama se recupere rapidamente. Isso ocorre a partir de junho, então julho, agosto ela está recuperada”, comentou o presidente da Apac Marcelo Asfora.

A Compesa anunciou na quinta (28) a volta do racionamento. Oitenta e dois bairros do Recife vão ter esquema de 20 horas com água e 28 horas sem água. A cidade foi dividida em dois setores para permitir o rodízio que deve ser temporário. A previsão inicial é de 90 dias. “Quem determina a quantidade de água que é retirada das barragens é a Apac junto com a Secretaria de Recursos Hídricos. Nós já podemos tirar, numa determinada época, quando a cidade do Recife saiu do racionamento, cinco mil e cem litros por segundo e agora nós vamos ter que trabalhar com dois mil e quinhentos litros por segundo”, informou o presidente da Compesa Roberto Tavares.

Os moradores do Morro da Conceição fazem uma reunião, na noite desta sexta, com representantes da Compesa. Muita gente aperreada com a falta d'água. Dona Geralda mora e tem restaurante no bairro. “Eu preciso de água para trabalhar porque senão isso aqui vai ter que fechar”, disse a comerciante Geralda Cardoso.

saiba mais


por João Suassuna— Última modificação 01/03/2013 23:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga