quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

UM ALERTA À POPULAÇÃO.

Bauruenses, estamos diante de um mundo que já apresenta uma série de sintomas de que seus recursos naturais, tanto a fauna com um número razoável de animais e aves estão em extinção nos diversos biomas existentes (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado), como as espécies da flora, do mesmo modo, se encontra em perigo. Isto tem provocado a resposta desta natureza tão castigada pela ganância do Capital, que como um trator passa por cima de muitos princípios éticos e morais sem titubear. Furacões, tufões, maremoto, efeito estufa, Iinversão térmica, enchentes em algumas regiões e secas prolongadas em outras e muito mais têm sido sua resposta. Basta ler ou assistir aos noticiários dos meios de comunicação. Algumas questões afligem o pensamento. Qual será o futuro da humanidade e do planeta Terra diante disso? Podemos dizer que teremos futuro com possibilidade de vida na Terra? Por quanto tempo? O que podemos fazer?

O problema é que muita gente acredita que estas questões são responsabilidades dos outros e não percebem o perigo que estamos correndo. Destacamos aqui o problema com a nossa reserva de Cerrado, ou seja, as APAS (Área de Proteção Ambiental), que foram instituídas pela Lei Municipal nº 4603, de 27 de novembro de 2000, a qual protege áreas que sobraram do processo de urbanização da cidade, ao longo do tempo. Elas fazem parte de 0,86% de todo o território relativo ao Cerrado que o Estado de São Paulo possui. E ainda por sua importância teve aprovada a Lei do Cerrado de nº 13.550, de 2 de junho de 2009. A questão é que pessoas ligadas à especulação imobiliária na cidade, juntamente com a Prefeitura Municipal, movem na Justiça uma ação judicial para instalar um loteamente na APA Vargem Limpa Campo Novo, próximo ao câmpus da Unesp/Bauru. Percebe-se que interesses de poucos preponderaram sobre parte significativa do Patrimônio Ambiental de todos, que pode desaparecer sem nenhuma possibilidade de retorno. O processo tramita na Primeira Vara da Fazenda Pública, sob n. 2174/06, sendo autora o Município de Bauru. Sugerimos a outras ONGs, a todas as pessoas e autoridades que defendam o Meio Ambiente, que vejam esse processo, pois tais “loteamentos”, que nunca foram instalados, possuem seu registro em área diversa da APA, que é área de cerrado protegida por lei

Convidamos a todos os bauruenses para solicitarmos das autoridades competentes esclarecimentos, e o direito de dizer não a um empreendimento que vai destruir o que resta de nosso cerrado. Trata-se de espécimes da fauna e da flora desse bioma em extinção, além de que sua vegetação protege o Aqüífero Guarani, colocando em risco o abastecimento de água para a população bauruense.


Associação SOS Cerrado - e-mail sos.cerrado@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga