terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EMBRAPA AGROENERGIA

Inaugurada em Brasilia a Embrapa Agroenergia

Foi inaugurada no último dia 2, em Brasília (DF), a Embrapa Agroenergia. A unidade conta com quatro laboratórios temáticos de biologia energética, processamento e conversão de biomassa, tecnologias de coprodutos, e gestão do conhecimento, além de uma central de análises químicas e instrumentais, juntamente com um complexo de plantas-piloto.

“A Embrapa Agroenergia apresenta um papel fundamental nesta agenda que foca o talento para a competitividade e a sustentabilidade dos negócios de base tecnológica, na agricultura, agroindústria e biorrefinarias”, disse o chefe-geral da unidade, Frederico Durães.

A empresa atuará em pesquisa, desenvolvimento e inovação com estratégias e funcionalidade científica para a caracterização de matérias-primas de qualidade, processos de conversão de biomassa e tecnologias de co-produtos, além de resíduos agrícolas e industriais para fins energéticos.

Laboratórios
No laboratório de aproveitamento de coprodutos e resíduos são desenvolvidos processos industriais de aproveitamento, obtenção de novos produtos e estudo de aplicações alimentares e não-alimentares. Já no ambiente de biologia energética, plantas e microrganismos de interesse agroenergético são caracterizados e, em alguns casos, modificados para aumentar a eficiência na transformação e aproveitamento da biomassa em energia.

O laboratório de processamento de matérias-primas energéticas integra pesquisas que buscam o aperfeiçoamento de processos industriais de transformação da matéria-prima agropecuária em produtos energéticos, em escala laboratorial e em planta-piloto. E as facilidades de suporte técnico para o laboratório de gestão do conhecimento em agroenergia estão organizadas para gerenciar dados e informações, transformando-os em tecnologias, produtos, serviços e inovações baseados no conhecimento.

Fonte: Gestão CT
Postado por InovaBrasil às 12/04/2010 03:12:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga