sábado, 28 de setembro de 2013

Em PE, seca prolongada castiga comunidades do sertão do estado.

Em Ibimirim, o principal rio que abastece a região sumiu. Tem agricultor que perfurou poços para conseguir um pouco de água.
Nos oito primeiros meses deste ano foram registrados apenas 173 milímetros de chuva em Ibimirim, sertão de Pernambuco. Em anos com chuvas regulares, a média no período chega a 400 milímetros de acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA.
A situação é ainda mais grave porque a região já sofre há dois anos com a escassez de chuvas. Antônio dos Santos tem uma propriedade de 10 hectares, mas ainda não plantou nada este ano.
Em um local onde antes passava um riacho que ajudava os agricultores da comunidade a irrigar as plantações, a estiagem deixou o cenário completamente seco. Só restou areia fofa, mas a necessidade fez com que o sertanejo fosse buscar água lá embaixo.
Morando em um terreno de meio hectare próximo ao riacho, o agricultor Pedro Patrício resolveu cavar com a ajuda de uma pá um poço hoje com 10 metros de profundidade.
A irrigação do feijão que planta ao redor da casa para alimentar a família é por meio de gotejamento para não desperdiçar água, que ele também distribui aos vizinhos que necessitam.
A criação de animais em Pernambuco também foi afetada pela seca. Na Feira de Gado de Caruaru, a oferta até aumentou em relação ao mesmo período do ano passado, mas ainda é pequena em relação a demanda. A quantidade de chuva foi insuficiente e não há pasto para alimentar os animais.
Erivânia Camelo, gerente geral da Adagro, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, explica a situação do rebanho do estado. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.
Assistam a matéria, clicando no endereço abaixo:


 
 
 
por João SuassunaÚltima modificação 24/09/2013 11:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga