quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO.



No dia 08 do corrente mês, no intervalo das 09 às 11h, foi realizada, no Auditório da SECTMA, a I Reunião do GT para criação de Unidades de Conservação da Caatinga no Estado de Pernambuco.

Não obstante a Portaria 129/2010 da SECTMA tenha instituído um Grupo de Trabalho para "subsidiar o processo de seleção e criação de Unidades de Conservação na região de caatinga do Estado de Pernambuco", a Câmara Técnica restringiu-se a analisar a viabilidade do criação da UC de Serra Talhada.

Das discussões resultaram os seguintes questionamentos: a) qual o objetivo da proteção da área? b) proteção da fauna existente?; c) criação de uma APA no entorno?; d) UC para refúgio de vida silvestre? e) UC de uso sustentável ou proteção integral? f) quem administrará a UC a ser criada?; g) quais as intenções do IPA para a área?; h) incluir ou não a população residente?; i) sobre os Açudes (incluir ou não)?; j) qual a situação fundiária (delimitação da propriedade/proprietários? k) quais as pressões existentes no interior da área e no entorno?.

Em consequência foi adotado o seguinte encaminhamento: marcar reunião para discussão da categoria de manejo e limites; elaboração do mapa e memorial descritivo da área a ser integrada na UC; finalização da proposta; realização de consulta pública em Serra Talhada (PE; apresentação doi Projeto para votação no CONSEMA; e encaminhamento ao Governador para elaboração de Decreto

Os próximos passos a seram adotados: reunião da equipe técnica da CPRH com o Sr. Ivan (IPA); reunião final na próxima sexta-feira (12.11) no auditório da SECTMA para esclarecimentos das dúvidas existentes e encaminhamentos.

Na reunião do dia 12 de novembro próximo será tratada apenas a criação da UC de Serra Talhada, ficando as demais sugestões do CERBCAA/PE para o próximo exercício.

A Dra. Giannina Cisneiros, que coordenou a Reunião, solicitou ao Comitê enviar oficialmente ao Dr. Hélvio Polito, o Relatório Técnico elaborado pela Câmara Técnica do CERBCAA/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga