domingo, 21 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

Foto:territorioanimal.wordpress.com
Aos interessados,
Dentro em breve, "O ICMBio, através da Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABIO) e os Centros de Pesquisa e Conservação, está responsável pelo planejamento e implantação do processo de elaboração e revisão das listas de fauna nacionais, sendo prevista até 2014 a avaliação do estado de conservação de todas as espécies dos grupos com ocorrência no Brasil.
O CEMAVE está responsável pela avaliação do Grupo Aves e já iniciou o processo, aproveitando os encaminhamentos realizados no congresso de Palmas – TO, em 2008. Para atender tal desafio, avaliando o maior número de espécies em menor tempo e mantendo a qualidade da informação científica, optou-se por realizar as avaliações por biomas. O primeiro bioma a ser avaliado será a Caatinga, escolhido pela sua menor diversidade relativa, alto número de espécies típicas ou endêmicas do Bioma. Consideramos que essa será uma valiosa oportunidade para uma construção conjunta de aprendizado, entre ICMBio, CEMAVE e pesquisadores, na implementação de um processo de avaliação que pretende ser amplo, contínuo, participativo e criterioso.
Estamos inovando o processo, e para isso, utilizaremos fóruns de discussão, tanto para a coleta de informações quanto para a discussão de critérios e categorias. Cada espécie possui uma ficha que contém uma síntese de informações já compiladas e o mapa com pontos de registros de ocorrência. Desta maneira, você pode comentar, acrescentar ou propor retificações através de mensagens postadas, enviar publicações e referências, visualizar mensagens de outras pessoas, criando assim, um ambiente de discussão em torno das informações existentes na ficha da espécie.
Desse modo gostaríamos de convidá-los a participar do processo, contribuindo com informações e complementando as fichas disponíveis em http://www.cemave.net/listavermelha/
Essa etapa é somente de compilação de informações. As espécies apenas serão avaliadas com relação aos critérios e categorias da IUCN na próxima etapa, que consistirá em uma Oficina com a participação de especialistas.Para mais informações sobre as espécies a serem avaliadas consulte: http://www.cemave.net/listavermelha/Atenciosamente.
Equipe Avaliação do Estado de Conservação das Aves, CEMAVE/ICMBIo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga