quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO 2.



CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco - SECTMA - está realizando, em conjunto com o Comitê de Estudos da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCAAPE, estudos e gestões para criação de Unidades de Conservação de áreas da Caatinga ¬- o bioma genuinamente brasileiro.

Com o objetivo de oferecer subsídios para consecução da meta perseguida pela SECTMA, o Comitê de Estudos da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCAAPE –, através de sua Câmara Técnica, realizou, no dia 14 de outubro último, no Auditório do CPRH, uma reunião específica para analisar a situação atual das propostas de criação das UCs de Serra Talhada, localizada no município do mesmo nome, e de Pedra do Cachorro, esta envolvendo áreas dos municípios de Brejo da Madre de Deus, São Caetano e Tacaimbó.

Na oportunidade, foi feita uma análise de áreas prioritárias vocacionadas para conservação no Estado de Pernambuco, resultando nas seguintes indicações:

a) Fazenda Saco, Serra Talhada, 1.500 ha, Proteção Integral;
b) Pedra do Cachorro, S. Caetano, 500-1.000 ha, Uso Sustentável;
c) Serra da Canoa, Floresta, 6000-8000 ha, Proteção Integral;
d) Brejo da Princesa, Triunfo, 500-1000 ha, Proteção Integral;
e) Negreiros, Serrita/Parnamirim, 10000-15000 ha, Uso Sustentável;
f) Não nominada, Mirandiba, não indicada, Proteção Integral;
g) Serra do Recreio, Lagoa Grande, 2000-4000 ha, Proteção Integral.

Na mesma reunião, aventou-se a possibilidade de realização de Oficina Técnica para discutir e propor uma Lista das áreas prioritárias para criação de UCs a ser encaminhada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA.

Sugeriu-se a participação da SECTMA, CERBCAAPE, MMA, ITEP, FUNDAJ, IBAMA, UFPE, UFRPE, UNICAP, UPE, ASA-PE, AMUPE, UNIVASF/CRAD, CRESF, CODEVASF, IPA, e outros órgãos ou entidades interessadas.
Esperamos a conclusão dos estudos referidos e a indicação definitiva de áreas para criação de UCS, mantendo Pernambuco na vanguarda da proteção ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga