quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Rio São Francisco: Transposição deve ser concluída em 2015, diz ministro em audiência no Senado


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, compareceu a uma audiência pública no Senado nesta terça-feira (11), quando prestou esclarecimentos sobre os atrasos nas obras da transposição do Rio São Francisco.

http://www.acaradevitoria.com.br/2012/12/rio-sao-francisco-transposicao-deve-ser.html

06:18
A cara De Vitória
Foto: Adalberto Marques / IN / Divulgação

Ele reconheceu que o projeto “não se encontra no ritmo em que deveria estar”, mas ressaltou que 43% da obra já foram executados, 33 contratos encontram-se em execução e que a conclusão deve acontecer em 2015. Bezerra listou dificuldades encontradas pelo projeto como falhas no projeto básico da obra, iniciado em 1999; o abandono da obra por algumas empresas; a fragmentação da obra entre 90 construtoras; a inexistência de titularidade de terras; a burocracia ligada às desapropriações e a necessidade de incrementos e adição de serviços novos, que culminaram na paralisação de lotes da obra em 2009 e 2010. “A negociação de cada um desses contratos é uma dificuldade infernal”, afirmou o ministro, segundo a Agência Senado. No debate realizado pela comissão especial externa da Casa, o titular da Integração Nacional lembrou que o episódio da construtora Delta, investigada na Comissão Parlamentar de Inquérito do Cachoeira, também causou atrasos no andamento do projeto. O ministério, segundo ele adotou algumas providencias quanto ao projeto, como a negociação com os consórcios construtores para o retorno das obras; o lançamento

de editais de lotes remanescentes; abertura de processos investigativos para fazer valer o cumprimento dos contratos; melhorias na articulação institucional com governos estaduais; e parceria com o Exército para atuação em alguns trechos do empreendimento.

Fonte para edição no Rema:
Ruben Siqueira
Comissão Pastoral da Terra / Bahia
Articulação Popular São Francisco Vivo
www.saofranciscovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga