quarta-feira, 29 de junho de 2011

CULTURA SOBRE O SEMIÁRIDO.

Lançamento do Livro - Educação e Convivência

com o Semiárido - Reflexões por dentro da UNEB.

Convidamos para o lançamento do Livro - Educação e Convivência com o Semiárido - Reflexões por dentro da UNEB -, que tem como organizadores Edmerson dos Santos Reis, Luzineide Dourado Carvalho e Maria Luciana da Silva Nóbrega, e acontecerá no dia 30 de junho de 2011, no Auditório do Campus III da UNEB, localizado no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS, em Juazeiro - Bahia.

O livro é uma coletânea de artigos que versam sobre a constituição histórica e geogáfica do Semiárido Brasileiro, destacando os significados postos sobre a natureza, o território e as proposições de desenvolvimento dessa região; a questão da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); a experiência vivenciada na elaboração de dois livros didáticos contextualizados - “Conhecendo o Semiárido 1 e 2; as comunidades quilombolas rurais compreendidas como comunidades do campo e como uma nova perspectiva pedagógica para se pensar a Educação do Campo; o processo de formação dos profissionais da Educação na atualidade, a partir dos fundamentos legais e éticos do ‘ser-professor’, além de algumas observações sucitadas no trabalho de elaboração e execução de uma pesquisa sobre os processos de subjetivação em curso nas comunidades rurais de Massaroca, no município de Juazeiro/BA. A publicação conta com o apoio do MCT/CNPQ/INSA por meio do edital 35/2010.

O livro poderá ser adquirido a R$ 10,00 no dia do lançamento e por R$ 15,00 pelos correios, com Fabíola Oliveira ou Candice, através do e-mail: especializacaoecsab@zipmail.com.br

O lançamento do Livro é parte da aula inaugural do Curso de Especialização em Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Também haverá um lançamento paralelo, logo em seguida no município de São Raimundo Nonato (PI), no "Seminário Regional de Educação Contextualizada" promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIVASF/MEC.

Artenciosamente!
Edmerson dos Santos Reis
Professor do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Travessa da Rua 02 - Nº 40 - Alto do Cruzeiro
Juazeiro - Bahia - CEP - 48.900-380
www.educacaoecontexto.xpg.com.br
É o Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semiárido (NESA), da Fundação Joaquim Nabuco, divulgando a realidade do Nordeste seco.
por João Suassuna — Última modificação 28/06/2011 16:59

Um comentário:

  1. Esse trabalho é importante por que vai contribuir com as discussões que vários grupos de educadores estão desenvolvendo no semiárido brasileiro. Precisamos de mais trabalhos como esse para que o debate sobre a educação no semiárido se amplie e novos projetos se consolide na região. Vejam as discussões que estamos fazendo sobre esse tema: http://educacaonosemiarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga