quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO CAATINGA.


A Associação Caatinga (AC), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), foi criada em Fortaleza no ano de 1998, por um grupo de pessoas comprometidas com a missão de promover a conservação da biodiversidade do principal Bioma da região Nordeste do País, a Caatinga, através de ações de conservação de áreas naturais e capacitação para o uso equilibrado de recursos naturais, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, apoio à pesquisa para a conservação e articulação de políticas públicas. A primeira grande meta da associação foi a criação e a implantação no sertão de Crateús, da Reserva Natural Serra das Almas.

No processo de criação da área de proteção ambiental, contou desde o início com o apoio do Fundo para a Conservação da Caatinga criado pelo industrial americano Samuel Johnson, que criou o fundo com o apoio da The Nature Conservancy (TNC), em gratidão a carnaúba e em memória ao seu pai Herbert Johnson, pioneiro na exploração industrial da cera de carnaúba do Ceará. A TNC é uma das maiores instituição ambientalista do mundo.

Em 1935 Johnson realizou a expedição “Espírito da Carnaúba” num hidroavião saindo dos Estados Unidos e chegando a Fortaleza depois de um mês de viagem. O objetivo desta expedição era identificar áreas de ocorrência da carnaúba e conhecer melhor a cera desta palmeira para a sua utilização nos produtos da empresa. Em 1998 o filho Samuel refez a a viagem numa réplica do hidroavião. Na ocasião oficializou o seu compromisso com a conservação da carnaúba e o seu berço, a Caatinga.

Empenhada na ampliação significativa das áreas protegidas na Caatinga, a Oscip é responsável pela criação de um modelo integrado de conservação, reconhecido nacionalmente, e idealizadora da Aliança da Caatinga, único programa de incentivo à conservação privada no Bioma. O trabalho da organização do terceiro setor, já beneficiou 64.300 pessoas entre jovens, adultos, agricultores familiares, educadores, estudantes, pesquisadores e proprietários de reservas. Deste total, 28.100 foram beneficiários diretos.

Além disso, contribui para o estabelecimento de políticas públicas ambientais inovadoras no Ceará, como o Programa Selo Município Verde de Certificação Ambiental, o ICMS Sócio-ambiental e a Lei do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

Os principais apoiadores da Associação Caatinga são: Programa Petrobras Ambiental Petrobras, The Nature Conservancy, Ceras Johnson, MPX, TAM Linhas Aéreas, Bolsa de Valores Sociais e Ambientais, Fundo Nacional do Meio Ambiente, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Banco do Nordeste e SEBRAE.

Principais projetos empreendidos.

1. Conservação da Reserva Natural Serra das Almas
2. Sertão Verde - Aliando a conservação da
natureza ao desenvolvimento local sustentável
no semi-árido
3. Caatinga Preservada/Aliança da Caatinga –
Conservação em Terras Privadas na Caatinga
4. Produção de mudas de espécies nativas e
recuperação de áreas degradadas
5. Apoio a pesquisa de plantas com potencial
olfativo na caatinga
6. Monitoramento da fauna silvestre da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA)
7. Reserva Natural Serra das Almas como
laboratório de pesquisas do Curso de Pós
Graduação em Ecologia da UFC
8. Apoio a meliponicultura
9. Segurança hídrica para as comunidades
da caatinga
10. No Clima da Caatinga
11. Caatinga Um Novo Olhar – Livro e exposição sobre a Caatinga
12. Embarque nas Trilhas da Caatinga

Versão Impresso
http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=18¬iciaID=49823

Fonte para edição no Rema:

João Bosco Carbogim - jbcarbogim@terra.com.br
É o Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semiárido (NESA), da Fundação Joaquim Nabuco, divulgando a realidade do Nordeste seco.
por João Suassuna — Última modificação 28/06/2011 08:41

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga