domingo, 15 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO CONVIDA PARA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FLORESTA.


E se eu fosse uma floresta?

Quantas pessoas conseguem ter uma vivência na Mata Atlântica e com os seus moradores? Esta é a proposta da exposição de educação ambiental “Se eu fosse uma floresta”, que será aberta ao público nesta sexta-feira (13), na RPPN Estação Veracel, Porto Seguro/BA.

Por meio de esculturas e cenários interativos, o visitante será estimulado a pensar sobre a realidade da fauna e flora da floresta. Réplicas de animais, plantas e pessoas criam um ambiente adequado para o uso didático, apresentando conceitos e orientações básicas de preservação ambiental em comemoração ao “Ano Internacional das Florestas”.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel, Virginia Camargos, vivenciar os ciclos da natureza e descobrir soluções a partir da compreensão dos significados e relações dos objetos interpretados dentro de uma cultura de sustentabilidade é o objetivo. Segundo a bióloga Lígia Mendes, responsável pela RPPN, a expectativa da equipe de educadores ambientais da empresa é surpreender o público com a exuberância dos elementos da natureza.

Além da visitação pública, a exposição receberá grupos de professores dos 10 municípios onde a empresa atua para seminários e oficinas. A visita é guiado por monitores e depende de agendamento prévio dos grupos. Após a temporada na RPPN, a exposição será transferida para o Terminal Marítimo de Belmonte, ampliando a condição de acesso de mais pessoas na Costa do Descobrimento.

A exposição apresenta convites inusitados ao visitante. Ela estará distribuída em um espaço especial dedicado às práticas de educação ambiental, em uma “sala de aula” viva que é a Estação Veracel.

Uma das maiores reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) do nordeste brasileiro, reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e declarada como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a área preservada te 6.069 hectares nos municípios de Porto Seguro e Cabrália (BA).

A RPPN Estação Veracel se destina a atividades de educação ambiental e à pesquisas científicas, abrigando significativas populações de espécies globalmente ameaçadas e outras de interesse para a conservação.

A visita á exposição “Se eu fosse uma floresta” pode ser agendada por e-mail: estacaoveracel@veracel.com.br
Fonte: Terra da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga