quarta-feira, 16 de junho de 2010

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA

Serra Talhada , sertão de Pernambuco, veja -se a forma da serra, que é chamada de talhada , porque parece que foi decepada uma parte . É muito bonita, ponto de referencia em todo o sertão (Foto Elio Rocha).

No final do mês de março, o Coordenador do CERBCAA/PE, Elcio Barros, visitou áreas de assentamento de reforma agrária no município de Serra Talhada (PE) em companhia de técnicos do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cássio Trovatto e José Rui, e dos Engenheiros Florestais da APNE - Associação Plantas do Nordeste, Frans Pareyn e Danilo Gomes. Nos dois assentamentos visitados foram ouvidas palavras de satisfação referente ao resultado fianceiro proporcionado pelo manejo florestal, e a assistência técnida da APNE - Associação Plantas do Nordeste. Na volta do assentamento Lajinha, houve reunião com a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada, com a participação do Professor Bonzinho, também membro do CERBCAA/PE, e do ex-presidente da CONTAG Manoel dos Santos.
Na oportunidade, Frans Pareyn relatou os trabalhos da APNE sobre Manejo Florestal da Caatinga, onde Elcio Barros também comentou sobre a composição, os objetivos e as ações que o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE tem realizado no Estado de Pernambuco.
Naquela oportunidade, os técnicos do MDA falaram da impressão positiva que levariam sobre os trabalhos que presenciaram e que no retorno à Brasília iriam procurar o MMA - Ministério do Meio Ambiente, visando uma atuação conjunta destes ministérios voltada para o manejo florestal da Caatinga.
Agora, como consequencia daquela visita, o MDA promove o Seminário "Potencialidades e Desafios do Desenvolvimento Sustentável da Caatinga" (convite em anexo), a realizar-se no período de 28/06 a 01/07/2010 no auditório do Hotel São Cristóvão no município de Serra Talhada (PE). O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga será parceiro institucional do evento. Na solenidade de abertura do seminário outros membros do CERBCAA/PE estarão participando de todas atividades do evento: Rivaneide (CECOR), Frans Pareyn (APNE) e professor Homembom de Souza Magalhães Neto (Bonzinho), como representante do CERBCAA/PE.
O Seminário tem caráter regional, e terá a participação de representantes de todos os Estado incluídos no bioma Caatinga.
A confirmação da presença no evento será através dos e-mails: roberta.lange@mda.gov.br, claudiana.souza@mda.gov.br e sandra.correia@terceirizado.mda.gov.br , até o dia 21 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga