Nos dias 03 a 05 do corrente mês a EMA, através de seu Presidente, Dr. Alipio Carvalho Filho, participou do I ENED (I ENCONTRO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA DESERTIFICAÇÃO), evento realizado nos dias 03 a 05 de março corrente, na cidade de Petrolina-PE.
O Encontro, aberto pelo Ministro Carlos Minc do Meio Ambiente e teve como objetivo “o fortalecimento político-institucional da agenda de combate à desertificação e da implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil) e dos Programas de Ação Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE) e a mobilização para a pactuação de compromissos entre os atores relevantes (tomadores de decisão), de forma a elevar o patamar de prioridade dessa Agenda, em todas as esferas da sociedade brasileira”.
No primeiro dia foram apresentados os Compromissos Assumidos pelo Governo Federal e pelos Estados em relação às Propostas Relevantes da Reunião de Campina Grande, e exposição sobre o II ICID (II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas). No segundo dia do Evento, conheceu-se a Experiência de Municipalização do Combate à Desertificação levada a efeito no Município de Irauçuba no Estado do Ceará com a participação da comunidade, destacando-se os efeitos alcançados, especialmente no que tange à auto-estima dos munícipes.
Seguiram-se exposições pela Comunidade Científica, pelos Setores Produtivos e pela Sociedade Civil.
Esperamos que as teorias desenvolvidas convertam-se em práticas que favoreçam o Semiárido Nordestino e sua População sofrida, mas lutadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário