terça-feira, 6 de abril de 2010

EMA EM AÇÃO.

Nos dias 03 a 05 do corrente mês a EMA, através de seu Presidente, Dr. Alipio Carvalho Filho, participou do I ENED (I ENCONTRO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA DESERTIFICAÇÃO), evento realizado nos dias 03 a 05 de março corrente, na cidade de Petrolina-PE.

O Encontro, aberto pelo Ministro Carlos Minc do Meio Ambiente e teve como objetivo “o fortalecimento político-institucional da agenda de combate à desertificação e da implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil) e dos Programas de Ação Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE) e a mobilização para a pactuação de compromissos entre os atores relevantes (tomadores de decisão), de forma a elevar o patamar de prioridade dessa Agenda, em todas as esferas da sociedade brasileira”.

No primeiro dia foram apresentados os Compromissos Assumidos pelo Governo Federal e pelos Estados em relação às Propostas Relevantes da Reunião de Campina Grande, e exposição sobre o II ICID (II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas). No segundo dia do Evento, conheceu-se a Experiência de Municipalização do Combate à Desertificação levada a efeito no Município de Irauçuba no Estado do Ceará com a participação da comunidade, destacando-se os efeitos alcançados, especialmente no que tange à auto-estima dos munícipes.

Seguiram-se exposições pela Comunidade Científica, pelos Setores Produtivos e pela Sociedade Civil.

Esperamos que as teorias desenvolvidas convertam-se em práticas que favoreçam o Semiárido Nordestino e sua População sofrida, mas lutadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga