terça-feira, 5 de abril de 2022

PROJETOS DE IRRIGAÇÃO DA CODEVASF PRODUZIRAM 4,4 MILHÕES DE TONELADAS DE ALIMENTOS EM 2021

Volume corresponde a mais de R$ 4 bilhões em valor bruto de produção.

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/03/31/projetos-de-irrigacao-da-codevasf-produziram-44-milhoes-de-t-de-alimentos-em-2021.ghtml

Por Fernanda Pressinott — São Paulo

31/03/2022


Foto: Embrapa, Reprodução

Os projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia do rio São Francisco produziram 4,4 milhões de toneladas de itens agrícolas em 2021, o resultado corresponde a mais de R$ 4 bilhões em valor bruto de produção. Os dados integram o balanço anual de produção da companhia.

Segundo o levantamento, o destaque é a fruticultura: manga, banana e uva são alguns dos principais itens cultivados nos projetos da Codevasf, cuja área irrigada total é de aproximadamente 100 mil hectares. Os projetos são responsáveis por mais de 280 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Atualmente, a companhia trabalha na implantação de outros projetos de irrigação na bacia do rio São Francisco, como o Baixio de Irecê (BA) e o Pontal (PE).

Os projetos de irrigação implantados pela Codevasf estão distribuídos por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A empresa também atua em projetos implantados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na década de 1990, nos quais produzem famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga (PE). Esses projetos são identificados conjuntamente como Sistema Itaparica.

 

Sobre o assunto

Projetos de irrigação na bacia do Rio São Francisco geram renda

https://www.youtube.com/watch?v=WU68VfB0Qlg

ANA lança trilha de aprendizagem sobre o uso da água pela agricultura irrigada com dados do Atlas Irrigação

https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/ana-lanca-trilha-de-aprendizagem-sobre-o-uso-da-agua-pela-agricultura-irrigada-com-dados-do-atlas-irrigacao


Postado há 8 hours ago por João Suassuna 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga