sábado, 9 de abril de 2022

OPERAÇÃO CARRO-PIPA VAI DISTRIBUIR MAIS DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA POTÁVEL, EM CAMPINA GRANDE



https://www.pbagora.com.br/noticia/paraiba/operacao-carro-pipa-vai-distribuir-mais-de-1-milhao-de-litros-de-agua-potavel-em-cg/

05/04/2022


Foto: Reprodução, PB Agora

Operação Carro-Pipa vai distribuir 1 milhão 250 mil litros de água potável na zona rural de Campina Grande, durante o mês de abril, beneficiando 3.056 pessoas. Serão abastecidas 100 cisternas comunitárias cadastradas pela Defesa Civil Municipal, conforme a planilha de abastecimento elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, que é responsável pela Operação no município.

Para cumprir a demanda, o 31º BIMtz contratou quatro pipeiros, que atenderão 77 comunidades. Os militares, juntamente com integrantes da Defesa Civil e Vigilância Sanitária, realizam as atividades de fiscalização, as quais compreendem: a fiscalização da documentação dos motoristas (pipeiros) e seus respectivos caminhões, as condições higiênicas e estruturais das cisternas, a quantidade de água distribuída por comunidade e, ainda, conferem o trabalho dos pipeiros. A Vigilância Sanitária é também responsável pela análise da potabilidade da água.

O abastecimento das cisternas é feito de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Este mês, a distribuição de água começou nesta quarta-feira (4) e se estenderá até o dia 29 de abril.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, continua alertando a respeito da importância da fiscalização, por parte da população. A apresentação de sugestões e denúncias (em caso de irregularidades) deve ser encaminhada à Defesa Civil por meio de ligação para o telefone (83) 99645-2330.

PB Agora

Sobre o assunto

Confira quanto o Açude de Boqueirão recebeu de água em março

https://paraibaonline.com.br/paraiba/2022/04/04/confira-quanto-o-acude-de-boqueirao-recebeu-de-agua-em-marco/

COMENTÁRIOS

João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

Esses abastecimentos das cisternas rurais, por intermédio de frotas de caminhões pipas, são a prova cabal de que as águas, desses reservatórios, na região rural de Campina Grande, estão sendo utilizadas de forma equivocada. Uma cisterna quando é dimensionada de forma correta e suas águas utilizadas adequadamente pelo seu proprietário, elas não secam e, normalmente, isso não dá margem para erros grosseiros na sua utilização, principalmente nos abastecimentos paralelos com outras fontes hídricas que não sejam aquelas provenientes das chuvas. E esse fato se torna mais estranho ainda, se considerarmos as características apresentadas no inverno desse ano de 2022. Tem chovido bastante no Semiárido nordestino. As precipitações têm ocorrido com intensidade muito boa, recuperando as cisternas e represas da região campinense, ao ponto de amenizarem os problemas de segurança hídrica nos abastecimentos das comunidades rurais. Esse cenário é importante que seja esclarecido, tendo em vista os problemas políticos que normalmente começam a aparecer com os abastecimentos de pipeiros municipais, principalmente às comunidades que se mostraram contrárias à forma de gestão do governante e que, portanto, não votaram nele. É muito comum na região Semiárida, o cidadão que não votou em um determinado prefeito, por não concordar com as suas propostas de governar, não ter a sua cisterna abastecida. Lembro que a “água” é um bem natural fundamental para a manutenção da vida e, ao mesmo tempo, um elemento por demais cruel: ou você abastece um cidadão ou em pouco tempo ele estará morto. Portanto, cabe as autoridades desenvolver esforços no sentido de buscar a água de maneira a mais planejada possível e ao cidadão receber essa água e usá-la com a parcimônia devida. A “água”, para a manutenção da vida, deve ser considerada como um bem natural apartidário.

Postado há 3 days ago por João Suassuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga