terça-feira, 8 de novembro de 2011

AINDA SOBRE ENERGIA NUCLEAR.

VEJAM A CARA DE PAU DESSES POLÍTICOS E NUNCA MAIS VOTE NELES....

REVISTA ISTO É
N° Edição: 2186

30.Set.11 - 21:00

Atualizado em 31.Out.11 - 14:551

Bancada atômica

De olho nos R$ 15 milhões que o governo estuda investir em energia nuclear, um grupo de oito parlamentares reforça articulação para levar usinas para seus Estados
Izabelle Torres

Na contramão do resto do mundo, que, depois do acidente de Fukushima, no Japão, repensa os programas nucleares, um grupo de pelo menos oito parlamentares brasileiros faz lobby para tentar levar usinas atômicas para seus Estados. São eles os deputados Alfredo Kaefer (PSDB-PR), Fernando Jorgão (PMDB-RJ), Laércio Oliveira (PR-SE), Silvio Costa (PTB-PE), Fernando Coe-lho (PSB-PE), Rui Costa (PT-BA), Nelson Pellegrino (PT-BA) e Gonzaga Patriota (PSB-PE). Os movimentos vinham sendo discretos nos últimos meses, mas ganharam novo fôlego depois que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse a integrantes dessa bancada atômica que o governo vai retomar as discussões sobre a implantação de quatro novas usinas no País e anunciar em 2012 os investimentos que podem passar de R$ 15 bilhões em cada unidade. As cifras enchem os olhos desses políticos. Em jogo estão os dividendos eleitorais gerados pelo desenvolvimento de regiões pobres, além da oportunidade de se aproximar de obras bilionárias. Apesar do afã em obter lucros políticos e econômicos, a atuação do grupo suprapartidário que defende a geração de energia nuclear é discreta. E normalmente é feita em nome de governadores interessados em atrair os investimentos. “Quando o governo federal der o sinal verde para as usinas vai ser uma verdadeira guerra política e muita gente entrará nessa briga”, diz Silvio Costa (PTB-PE).

O deputado petebista atua a serviço das pretensões do governo de Pernambuco. O grupo político de Eduardo Campos (PSB) trabalha para sediar uma das usinas com construção prevista para os próximos anos. A ideia do governador é erguer o empreendimento no município de Itacuruba, região isolada, pobre e com baixa densidade demográfica. Características que podem ser decisivas na queda de braço pelos investimentos nucleares. “Será a chance de desenvolver a região”, ressalta o deputado Fernando Coelho (PSB-PE), outro parlamentar que exerce o lobby nuclear.

O lobby pelas usinas nucleares não parte apenas de Pernambuco. Na Bahia, um projeto do Executivo está sendo elaborado para modificar a Constituição estadual e autorizar o Estado a receber esse tipo de instalação. Com ampla maioria na Assembleia Legislativa, o governador Jaques Wagner (PT) deve conseguir aprovar a proposta com tranquilidade e ficar um passo à frente na briga para levar a usina para uma das cidades baianas às margens do rio São Francisco. Na Câmara dos Deputados, o governador conta com a articulação dos petistas Nelson Pellegrino e Rui Costa, porta-vozes do governo baiano. Os deputados argumentam que a localização dos municípios de Chorrochó ou Rodelas seriam ideais para receber os investimentos estratégicos. Ainda no Nordeste, o Estado de Sergipe também tem seu representante na disputa por uma planta nuclear. O deputado Laércio Oliveira (PR-SE) acredita que os investimentos levariam desenvolvimento ao município de Canindé do São Francisco, que já abriga a hidrelétrica de Xingó. “Os ganhos compensam os riscos. Muita gente ficou com medo de entrar na discussão, mas ela tem de ser feita”, argumenta.

Os movimentos do governo federal de retomada dos investimentos na energia nuclear também deram impulso a projetos em tramitação na Câmara. Um dos mais citados pela bancada que defende a energia nuclear é de autoria do deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ). A proposta prevê a instituição de royalties da exploração para Estados e municípios que abrigarem usinas. Prefeitos e governadores estão de olho e os parlamentares já sentem a pressão que vem de seus redutos eleitorais. Um projeto do paranaense Alfredo Kaefer (PSDB) também desperta interesse dos defensores de usinas atômicas, especialmente de empresários. A proposta retira da União o monopólio sobre essas usinas. “Não há motivos para que somente o poder público possa administrar essas usinas”, diz. Como se vê, o lobby nuclear está a pleno vapor no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga