terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia Nacional do Bioma Caatinga é comemorado pelo CERBCAA/PE no Espaço Ciência.



Com o tema “Mudanças Climáticas e Bioma Caatinga”, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE, no qual a EMA é membro efetivo, realizou na última quarta-feira (28), no auditório do Espaço Ciência, Complexo de Salgadinho, Olinda (PE), Plenária em comemoração ao ‘Dia Nacional da Caatinga’. Com a participação de instituições, exército, brigada da guarda municipal, escolas, técnicos e universidade. O evento realizado pelo CERBCAA/PE, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTMA e Associação Plantas do Nordeste - APNE, e patrocínio do Banco do Nordeste, teve como proposta alertar a população para as mudanças climáticas, bem como difundir as diversidades e beleza do bioma. As palestras abordaram a biodiversidade e potencialidade da caatinga, com apresentações sobre a fauna e flora deste rico bioma.

Cenário de histórias de cangaço, reino de Lampião e dos heróis sertanejos de Ariano Suassuna, terra de ritmos como o xote, o xaxado e o baião, a Caatinga está presente no imaginário popular brasileiro como um local seco, quente, e de vegetação esquisita. Poucos conhecem as riquezas ambientais da região que abriga grande variedade de espécies (anfíbios, repteis, aves) e grande potencial florestal. “A caatinga é um bioma extremamente rico em biodiversidade. O que falta são estudos sobre seus recursos e potencialidades”, afirmou a pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Rita de Cássia Araújo, que fez apresentação sobre a "Flora da Caatinga". A Professora e pesquisadora, Ednilza Maranhão, da UFRPE/UAST, realizou palestra sobre a "Fauna da Caatinga", mostrando fotos das inúmeras espécies que habitam o bioma caatinga, pricipalmente em Serra Talhada e no Vale do Catimbau.

O Coordenador do CERBCAA/PE, Élcio Alves de Barros, destacou as ações do Comitê realizadas no período compreendido entre 28 de abril de 2009 e o Dia Nacional da Caatinga de 2010, destacando a Mostra de Cinema "Bela Caatinga", que foi realizada em 18 município e atingiu um píblico de mais de 10 mil pessoas, exibindos filmes de curta e longa metragem em escolas, associações e em praça pública em em que o cenário é a Caatinga e seus habitantes personagens. Outra ação importante é a discussão para reformulação da lei do ICMS Socioambiental de Pernambuco, para a qual o CERBCAA/PE apresentou sugestões em reunião do CONSEMA, da Comissão de Meio Ambiente da ALEPE - Assembléia Legislativa de Pernambuco, audiência com Secretário Estadual da Fazenda e agora em grupo de Trabalho criado pela Comissão de Meio Ambiente da ALEPE, enfatizou nosso coordenador que esta questão afeta todos os biomas do nosso Estado, mas, apenas o CERBCAA/PE entre todas entidades ambientalistas, permanece lutando pela revisão desta lei que na forma atual distribui de forma injusta os recursos deste importante instrumento de politica ambiental.

O evento, Comemoração do Dia Nacional da Caatinga contou com a participação de mais de 100 pessoas e foi encerrado as 15:00h pelo Coordenador Estadual do CERBCAA-PE, Elcio Alves de Barros (IPA), pelo Vice-Coordenador Guaraci Cardoso (GDMA) e pelo Secretário Executivo, Marcelo Teixeira (Codevasf).Nossos agradecimentos a todos os que contribuíram para a realização do evento, especialmente a Sectma, APNE, Banco do Nordeste e ao público que homenageou o Dia da Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga