quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

IRRIGAÇÃO NO SEMIÁRIDO

"Irrigação no Semiárido: nove anos perdidos.
Artigo de Osvaldo Coelho.
Publicado em: 28-12-2011 Por: Inaldo Sampaio
Em: Artigos, Blog, Sertão
A importância da irrigação no mundo foi muito bem definida pelo indiano N. Gulhati: “a irrigação em muitos países é uma velha arte, tanto quanto a civilização, mas para o mundo é uma ciência moderna – a ciência da sobrevivência”. Não é por outra razão que os dois países mais populosos do mundo, a Índia e a China utilizam-na maciçamente pela sua capacidade inigualável de criar empregos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, a área irrigada da Índia passou de 33,8 milhões de hectares em 1975, para 59 milhões em 1999. Foram implantados 25,2 milhões de hectares em 24 anos, o que significa mais de 1 milhão de hectares por ano. Na China, o ritmo não deixa de ser, também, notável: passou de 42 milhões de hectares em 1975 para 53 milhões em 1999, ou seja, foram implantados 11 milhões em 24 anos ou 458 mil por ano.
Quando visitei a famosa barragem Hoover no Rio Colorado, no oeste dos EUA, emocionei-me ao ler a frase que registrava o agradecimento do povo ao presidente Roosevelt: “por seus esforços incansáveis e empenho público inigualável”, por realizar aquela grande obra em plena grande depressão, que ampliou e consolidou a irrigação nos estados do Arizona, Califórnia e Novo México. Emocionei-me porque tenho a exata noção do que significa a irrigação como instrumento gerador da prosperidade e o desenolvimento de uma nação, principalmente, nas regiões áridas e semiáridas do planeta.
Lá nos EUA, houve continuidade. Em 1902, foi criado o Bureau of Reclamation, que construiu os projetos públicos de irrigação nos 17 estados do oeste americano, que tornaram produtivas áreas estéreis dos deserto Mohave, Sonora e Colorado e fez da Califórnia o mais rico estado da união americana. Aqui, no nosso Semiárido, também começamos cedo. A Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS foi criada em 1909 e a Comissão do Vale do São Francisco em 1948, contudo em muitos governos esses dois órgãos, e seus sucessores Departamento Nacional de Obras Contras as Secas – DNOCS e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf não dispunham de recursos para desenvolver seus planos de trabalho. O governo passado deu as costas para a irrigação. O projeto de irrigação Pontal, em Petrolina, com área irrigável de 7.800 hectares, iniciado no governo Fernando Henrique, em 1995, foi paralisado.
A história da irrigação no Semiárido tem sido marcada pela descontinuidade das ações. A preocupação com a irrigação na região tem sido propagada em vários governos, entretanto, os gastos com obras não têm demonstrado que esta prioridade tenha sido cumprida.
A primeira tentativa para desenvolver a região coube a Epitácio Pessoa em 1920, com a construção das primeiras grandes barragens, estratégicas no combate à seca. Artur Bernardes paralisou. Jucelino Kubistchek idealizou e fundou programas de irrigação no Vale do Jaguararibe e Vale do São Francisco. O governo da revolução implantou 43 mil hectares, Fernando Henrique Cardoso, 32.000.
Se nos últimos 9 anos, fossem implantados 60 mil hectares, o que era possível, teriam 180 mil empregos no Semiárido. Eis o que os nove anos perdidos ficaram devendo ao Semiárido: 180 mil empregos.
Agora, o ministro Fernando Bezerra Coelho anunciou novo compromisso com a irrigação em nome da presidente Dilma Rousseff. Se ocorrer, creio que seremos a região mais rica do país. Só o Canal do Sertão poderá gerar 600 mil empregos. Se somarmos o Canal do Sertão, o projeto Salitre, o Baixio de Irecê, os projetos das ilhas, poderemos chegar a um milhão de empregos. É o que poderemos, poderemos mais."
*Osvaldo Coelho é ex-deputado federal.
Fonte: blog do Inaldo Sampaio
Link: http://maisab.com.br/tvasabranca/inaldosampaio/2011/12/28/semiarido-nove-anos-perdidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga