segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“PROJETO VALORIZAÇÃO DA CAATINGA”.


O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCAAPE concluiu o “PROJETO VALORIZAÇÃO DO BIOMA CAATINGA” com a realização de Seminários nos seguintes Municípios: de Afogados da Ingazeira e Solidão (dias 30 e 31 de agosto), Quixaba e Triunfo (dias 31/08 e 01/09).

A realização do “PROJETO VALORIZAÇÃO DA CAATINGA” contou com a participação da EMA através de seu Presidente Dr. Alipio Carvalho Filho, a quem coube a exposição da matéria institucional.

O “PROJETO VALORIZAÇÃO DA CAATINGA”, cujo principal objetivo é a criação do primeiro SUBCOMITÊ DO CERBCAAPE, foi realizado na região geo-política de Pernambuco, que compreende os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Teresinha, S. José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo, Tuparetama e Serra Talhada, entre os meses de abril e setembro do corrente ano.

Durante a realização do mencionado Projeto pudemos constatar naqueles Municípios uma preocupação com a biodiversidade, tanto por parte dos Poderes Públicos constituídos (Prefeitos e Vereadores), como por parte de lideranças comunitárias, sindicatos, professores e alunos das escolas públicas e privadas.

A propósito, publicamos abaixo um belo Poema produzido por Elenilda Amaral, Professora com exercício nas Escolas Domingos Teotônio e São João do Sítio São João, do município de Afogados da Ingazeira, intitulado:

“A Caatinga”.

A caatinga brasileira,
que mais rica foi outrora,
está sendo destruída
por quem nela mesmo mora,
por que não sabe a riqueza
que tem na mata e na flora.

Nossa flora catingueira
é de se admirar.
Tem planta alta e rasteira
sem ser preciso plantar.
Mas se tirar sem controle
um dia pode acabar.

A caatinga é muito sábia
em todas suas escolhas.
Pra se proteger da seca
as plantas ficam zarolhas.
Algumas guardam a água
e outras perdem as folhas.”

Durante a realização dos Seminários tivemos a oportunidade de ouvir os reclamos da população quanto às agressões à caatinga, especialmente no que tange ao desmatamento descontrolado (corte de lenha e fabricação de carvão), sendo ressaltado sempre a ausência de fiscalização por parte dos Órgãos Públicos competentes, tais como CPRH e IBAMA.

Aguardamos agora a realização do Seminário Final com a participação de representantes de todos os Municípios da Região do Pajeú, quando será instituído e formalizado o Primeiro Subcomitê do CERBCAAPE no interior do Estado.

Queremos ressaltar a dedicação, o denodo, o esforço e o amor à causa, demonstrados, a toda hora, pelo Dr. Élcio Barros, Coordenador do CERBECAAPE, bem como das biólogas Rita de Cássia, Ana Luiza, Irapuam (do IPA), Ednilza Maranhão e seus competentes alunos Gleimerson e Rosa (UFRPE, UAST).

Um comentário:

  1. Olá!!! o blog está maravilhoso!!!É uma grande fonte de pesquisa para quem deseja conhecer um pouco mais sobre nossa riquíssima região. Muitíssimo obrigada por publicar minha poesia! Para conhecer um pouco mais do meu trabalho é só acessar elenilda-cultura.blogspot.com
    Super abraço poético!!

    ResponderExcluir


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga