domingo, 27 de dezembro de 2009

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

O Jornal do Comércio publica hoje a reportagem “Mais alimentos para caprinos e ovinos” (fl. 2), onde destaca o lançamento do programa “Mais Verde, Mais Cabrito”, no Município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco.
Referido programa foi lançado pelo Prefeito do Município, Marcones Libório de Sá, durante a comemoração dos 174 anos de fundação do Município, com o objetivo de “Melhorar a qualidade da produção de caprinos e ovinos protegendo o meio ambiente, especialmente a caatinga”.
O Programa contemplou, inicialmente, um grupo de criadores do município, recebendo cada um 500 mudas de Leucena e sementes de sorgo e melancia forrageira, suficiente para o plantio de meio hectare. Em contrapartida, os criadores beneficiados pelo programa deverão colher e fornecer à Secretaria de Agricultura do Município um quilo de sementes de plantas nativas, destinadas ao um Banco de Sementes para formação de uma Sementeira, que disponibilizará mudas aos demais criadores do Município.
Destaca o JC que, “Num segundo momento, as mudas serão distribuídas nas escolas rurais para o plantio, acompanhado por crianças e jovens, como forma de ensinar a combater o processo de desertificação da caatinga”.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Salgueiro, Nilton Cavalcanti, mentor do programa, que esteve presente na XVI Reunião do CERBCAA-PE, em Recife, e participou da XVII Reunião do CERBCAA-PE, e do I Seminário Ecoambiental do Pajeú, realizado pela EMA, em Floresta-PE, nos dias 3 e 4 do corrente mês, a estratégia é capacitar as famílias envolvidas no projeto, destacando: “Dessa forma a gente começa a trabalhar a caprino-ovinocultura no âmbito sustentável, contribuindo para evitar que a caatinga continue morrendo e seja substituída com solo desertificado, um processo que está cada vez mais acelerado”.
Conclamamos os Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura do Sertão de Pernambuco a seguirem o exemplo da Prefeitura de Salgueiro. Programas que tais serão benéficos na luta pela preservação da caatinga, proporcionando a seus habitantes um desenvolvimento sustentável.
É, realmente, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.
Parabéns companheiro NILTON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga