sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE.



Conforme anunciado, o Educandário Pequeno Aprendiz – EPA, em parceria com a ONG Ecologia e Meio Ambiente - EMA, com patrocínio da HABIB’S, e apoio logístico do GEO Sistema de Ensino e da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, realizou, ontem, o Primeiro Seminário de Cidadania e Meio Ambiente, na cidade de Floresta-PE.

O evento teve lugar no Auditório da Câmara de Vereadores de Floresta, localizado na Praça Cel. Fausto Ferraz, contando com a presença do Presidente da Casa, Vereador Carlos Alberto Souza, e do Sr. Josélio Amaro Lisboa, representante do Secretário Municipal da Agricultura do município de Floresta.

A coordenação do Seminário registrou a participação de mais de 200 alunos do Ensino Fundamental de diversas Escolas de Floresta, especialmente dos alunos, do Corpo Docente e da Equipe Administrativa do EPA, bem como de representantes de entidades locais voltadas para a educação, a saber:

Bel. Cláudio José Novaes, advogado com atuação local e presidente da ONG SOS Caatinga;

Maria da Conceição Campos e Filomena Yoyô, respectivamente, Diretora Adjunta e Professora do Centro de Educação Professora Fortunata Ferraz da Rosa;

Sheila Carvalho Feitosa, Diretora Adjunta da Escola Audomar Ferraz; Adelina Margarida Araújo, Diretora da Escola Prefeito Francisco Ferraz Novaes;

Carmen Suely Freire da Silva Soares, Coordenadora da Escola Deputado Afonso Ferraz;

Dr. Gustavo Jonas Bezerra, Agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e Professor do Instituto Federal de Educação em Floresta;

Patrícia Guedes, Professora da Escola Estadual Três Marias;
Cleide Mirian Sá Leopoldo Silva, aluna do Instituo Superior de Educação de Floresta - SEF; e

Lenilda Gomes Freire e Rita de Cássia de Souza, alunas do Instituo Federal de Educação em Floresta.

O Seminário foi aberto pela Professora Elbiane Leal Novaes de Carvalho Lima, Diretora do Educandário Pequeno Aprendiz – EPA, e coordenado pelo Bel. Alipio Carvalho Filho, Presidente da ONG Ecologia e Meio Ambiente – EMA, atuando como apresentadora ou mestre de cerimônias a Professora Maria da Paz de Souza Gomes.

Foram apresentadas as três Palestras programadas:

Biomas Brasileiros pelo Dr. Élcio Alves de Barros, Engenheiro Agrônomo do Instituo Agronômico de Pernambuco – IPA e Coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCAAPE, que, como sempre, demonstrando profundo conhecimento sobre os biomas brasileiros, especialmente sobre a Caatinga;

Agroecologia pela Professora Maria Emília Barros e Silva, Articuladora do Programa de Agroecologia desenvolvido pelo IPA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que, após sua exposição, realizou uma verdadeira interação com a platéia ouvindo e respondendo às respostas formuladas por diversos seminaristas; e

Cidadania e Justiça pelo Bel. Alipio Carvalho Filho, Juiz de Direito aposentado e Presidente da EMA, que iniciou sua fala apresentando o conceito de cidadania, destacando os direitos e os deveres do cidadão, enfatizando a constituição da FAMÍLIA, como a primeira sociedade organizada, da composição do MUNICÍPIO, do ESTADO e da UNIÃO; o expositor utilizou como material a Cartilha da Justiça, uma Revista Educativa, de excelente qualidade técnica e didática, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.

Nos intervalos, conforme programado, alunos do EPA fizeram apresentações artísticas e culturais, abordando temas relacionados ao meio ambiente, tais como:

O pólen, as flores e as abelhas”, pelos alunos da educação infantil;

O drama da devastação do meio ambiente”, a cargo dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; e

Herdeiros do Futuro”, dramatização apresentada pelos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Encerrando as atividades seminarísticas, foram premiadas poesias e frases sobre o meio ambiente produzidas por alunos do EPA.

O Educandário Pequeno Aprendiz – EPA é um colégio integrado ao GEO Sistema de Ensino, destacando-se, há dezenove anos, pela prestação de excelente serviço educacional à sociedade florestana, com uma equipe de profissionais competentes, dedicados e comprometidos com o processo educativo integrado à Família.

O EPA é administrado por uma eficiente equipe, constituída pelas Professoras (irmãs) Elbiane Leal Novaes de Carvalho Lima, Diretora Geral, Elciane Leal Novaes Feitosa Ferraz, Diretora Administrativa e Pedagógica e Ernanda Leal Novaes Carvalho Duarte, Diretora Adjunta, e pelas Professoras Maria da Paz de Souza Gomes, Coordenadora do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil, e Ranusa Ferraz Jota Leal Novaes, Coordenadora do Ensino Fundamental II.

A ONG Ecologia e Meio Ambiente – EMA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada no dia 29 de julho de 2007, administrada pelo Bel. Alipio Carvalho Filho - Presidente, Silvano Ferraz – Vice Presidente e José Gilberto Menezes – Tesoureiro, instituição dedicada à causa do meio ambiente, especialmente à preservação da Caatinga, realizando suas atividades sempre em parceria com a comunidade local e as instituições de ensino localizadas no Município.

Em breve, estaremos postando neste BLOG as poesias e frases premiadas no Concurso Cultural promovido pelo Educandário Pequeno Aprendiz – EPA.

Na oportunidade, queremos externar nossos agradecimentos: ao Educandário Pequeno Aprendiz - EPA, extraordinário parceiro sem o qual seria impossível a concretização do evento; à Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, que disponibilizou a Cartilha da Justiça, excelente material didático, utilizado na Palestra sobre Cidadania e Justiça; e à HABIB'S Loja Rosa e Silva, que patrocinou as camisas utilizadas para a propaganda do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Aventura Selvagem em Cabaceiras - Paraíba

Rodrigo Castro, fundador da Associação Caatinga, da Asa Branca e da Aliança da Caatinga

Bioma Caatinga

Vale do Catimbau - Pernambuco

Tom da Caatinga

A Caatinga Nordestina

Rio São Francisco - Momento Brasil

O mundo da Caatinga